Categories: Estado

Núcleo de Apoio às Comarcas encerra o ano com 95 mil atos judiciais


O Núcleo de Apoio às Comarcas do Tribunal de Justiça do Tocantins (Nacom/TJTO) encerra 2025 com cerca de 95 mil atos judiciais, entre sentenças, decisões e despachos, além de 536 mil atos cartorários realizados ao longo do ano.

Segundo o coordenador do Nacom, juiz Wellington Magalhães, os resultados refletem o trabalho coletivo orientado por dados e comprometido com a eficiência da prestação jurisdicional.

“Investimos fortemente na capacitação das equipes e na organização dos fluxos de trabalho, o que se traduziu em ganho real de produtividade, com impacto direto na redução de acervos e na celeridade das decisões. O Nacom segue como um instrumento estratégico do TJTO para apoiar as comarcas e entregar melhores resultados à sociedade”, destacou o magistrado.

Entre os principais avanços de 2025 está a reestruturação física e organizacional do Nacom, que incluiu reforma do espaço, modernização do layout, renovação do mobiliário, adequações tecnológicas e reconfiguração dos fluxos de trabalho.

A gestão também priorizou a capacitação contínua da equipe. Servidores(as) e estagiários(as) participaram de cursos, palestras e encontros promovidos pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), com foco na elaboração de sentenças, precedentes, linguagem simples, gestão por competências e inovação, incluindo formação em inteligência artificial aplicada à prática jurídica. As ações tiveram como objetivo ampliar a expertise técnica e desenvolver competências essenciais para um Judiciário mais eficiente e acessível.


Equipe

Atualmente, o Nacom conta com mais de 60 colaboradores(as), entre magistrados(as), servidores(as), assessores(as) e estagiários(as).

A atuação integrada do núcleo possibilitou o apoio a mutirões de audiências, a reorganização de acervos processuais, o monitoramento da produtividade e o atendimento direto às unidades com maior índice de congestionamento processual.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO amplia acessibilidade e passa a disponibilizar recurso de legendas nas sessões do Tribunal Pleno

O Tribunal de Justiça do Tocantins deu mais um passo importante na construção de um…

12 horas ago

Centro socioeducativo de Palmas recebe projeto nacional do CNJ voltado à leitura nesta sexta-feira (6/2)

O Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Palmas passa a integrar, a partir desta sexta-feira…

13 horas ago

Projeto de lei cria programa para universalizar banda larga na Amazônia – Notícias

05/02/2026 - 17:16   Raphael Alves/Amazônia Real Projeto quer levar internet para comunidades tradicionais O…

13 horas ago

Comarca de Paranã suspende prazos processuais em razão de falta de energia elétrica

A Diretoria do Foro da Comarca de Paranã, no Sudeste do Tocantins, suspendeu os prazos…

15 horas ago

Abertura do ano legislativo em Palmas reforça diálogo e construção conjunta entre os poderes – Câmara de Palmas

A abertura do ano legislativo em Palmas foi realizada nesta quinta-feira, 5, no plenário da…

15 horas ago