Categories: Estado

“ O Tocantins tem grande potencial, mas abundância não é passe livre para desperdício”, afirma presidente do TJTO sobre recursos hídricos do estado


Rio Tocantins, Rio Araguaia, Ilha do Bananal, Cachoeiras de Taquaruçu e Lago de Palmas são algumas das referências de recursos hídricos que fazem do Tocantins um estado abundante em relação à água, celebrada mundialmente no dia 22 de março. A riqueza hídrica do estado gera mais responsabilidade e demanda atenção especial para o uso consciente da água. 

Nessa linha de preservação, o Poder Judiciário do Tocantins tem buscado fazer adequações e trabalha com projetos que visam conscientizar e otimizar o uso da água em todas as suas unidades. Parte dos seus prédios possui sistema de reuso de águas oriundas das chuvas e dos aparelhos condicionadores de ar, funcionalidade que será adotada em todas as obras futuras.

“Abundância não é passe-livre para se gastar mais, sem consciência e sem responsabilidade. Muitos lugares do mundo já sofrem com estiagem, e o uso consciente da água se faz cada vez mais necessário. O Tocantins tem um grande potencial hídrico, fazendo-se necessárias iniciativas que visem preservar o uso desse recurso, sob pena de prejudicar as próximas gerações. Nosso Poder Judiciário tem desenvolvido ações, planejado e executado projetos que ajudam a preservar nossas riquezas naturais”, destacou a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe. 

Reservatórios Subterrâneos e Poços Artesianos

Segundo a Diretoria de Infraestrutura e Obras (DINFR-TJTO), durante o período de estiagem no Tocantins, cuja sazonalidade tem periodicidade média de 6,5 meses, o Poder Judiciário prevê, por exemplo, o acondicionamento das águas destinadas à irrigação de plantas por meio de reservatórios subterrâneos. 

Nos casos em que as águas armazenadas não forem suficientes para irrigar as plantas durante o período de estiagem, será utilizada água proveniente de poços artesianos, por meio de sistema de captação dimensionado para cada situação.

A DINFR explica que foi executado um estudo para a irrigação dos jardins das comarcas tocantinenses, com uma estimativa de 5 litros de água por dia por m² de área verde.  A diretoria ressalta que esse valor serve como parâmetro na rega das plantas de jardim porque mantém a planta em condições e aspectos saudáveis. De acordo com a unidade, será possível economizar, em média, 3.422,01 metros cúbicos de água por mês.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Câmara de Palmas realizará audiência pública para prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 – Câmara de Palmas

A Câmara Municipal de Palmas (CMP), por meio da Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e…

28 minutos ago

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 20/2 a 27/2

Portaria Nº 455 de 13 de fevereiro de 2026  Dispõe sobre a escala…

16 horas ago

Abertura de empresas desacelera em 2026, mas saldo segue positivo no Tocantins | ASN Tocantins

Apesar de um ritmo mais moderado na abertura de empresas no início de 2026, o…

17 horas ago

2ª Câmara Cível pauta sessão extraordinária presencial com 590 processos para a próxima quarta-feira (25/2)

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) pautou a primeira sessão…

17 horas ago

CNJ registra iniciativa da Esmat e ações do TJTO que levam memória da escravidão ao público

O Relatório Final do Grupo de Trabalho “Memória da Escravidão e da Liberdade”, do Conselho Nacional de…

20 horas ago

Webinário sobre memória da escravidão e da liberdade do CNJ será realizado nesta quinta-feira (19/2); inscrições abertas

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, no dia 19 de fevereiro, às 15h, o Webinário…

22 horas ago