Categories: Estado

Operação Caninana – Policiais civis têm prisões preventivas revogadas e processo continua em andamento


Os sete acusados de participação em grupo de extermínio no Estado, entre delegados e agentes da Polícia Civil, tiveram suas prisões preventivas revogadas, nesta quinta-feira (15/6), pelo Colegiado formado por três juízes que acompanham o caso. Os alvarás de soltura foram expedidos e, caso não tenham prisões decretadas por outros motivos, os acusados serão colocados em liberdade.

De acordo com a decisão, algumas das testemunhas informaram, durante a audiência, que não foram ameaçadas pelos acusados na fase das investigações, sendo que as informações prestadas pela autoridade policial tinham sido levadas em consideração para a decretação das prisões preventivas de alguns dos acusados.

O processo continua em andamento e agora, o Ministério Público e, em seguida, as defesas serão intimadas para apresentar as alegações finais, dentro do prazo de 20 dias, em virtude da complexidade do caso e o volume de documentos a serem analisados. Após esta fase, o processo estará  concluso para o Colegiado decidir.

Nessa decisão, o Colegiado poderá pronunciar os acusados, submetendo-os a julgamento pelo Tribunal do Júri; impronunciar os acusados – não os subtendo a júri -; absolver sumariamente os acusados; ou desclassificar a conduta delitiva imputada a eles.

Entenda o caso
A audiência de instrução e julgamento de acusados de formação de suposto grupo extermínio na Polícia Civil, em Palmas ocorreu em maio deste ano.

A operação, denominada Caninana, foi autorizada pelo Colegiado de juízes do Poder Judiciário do Tocantins e deflagrada pela Polícia Federal, em junho de 2022. O processo judicial resulta de ação penal do Ministério Público do Tocantins (MPTO).

A complexidade do processo, o volume de pessoas ouvidas e o tempo necessário para a conclusão da audiência – três semanas de inquirições – foram destacados por advogados e promotores de justiça, que consideraram a audiência um momento histórico para o Poder Judiciário e destacaram a condução dos trabalhos pelo Colegiado de juízes responsável pelo julgamento do caso.

As oitivas foram conduzidas por três juízes criminais e contaram com a presença de promotores de justiça e advogados dos réus. Para agilizar as audiências, o Judiciário do Tocantins estabeleceu atos de cooperação com as demais instituições que compõem o Sistema de Justiça.

Cooperação entre Judiciário e instituições
Com o objetivo de dar mais agilidade ao andamento do processo do suposto grupo de extermínio na Polícia Civil do Tocantins, o Poder Judiciário do Tocantins estabeleceu ato de cooperação com as demais instituições que compõem o Sistema de Justiça. Para tanto, o Colegiado de juízes que presidiu a ação penal realizou reunião prévia à audiência de instrução com os membros do Ministério Público e com os advogados dos acusados.

Na oportunidade, as partes, de comum acordo, estabeleceram calendário para a inquirição de testemunhas e interrogatórios dos acusados em período integral.

O que é oitiva?
Oitiva é um substantivo feminino que significa ouvido, audição. Na área do Direito, oitiva é a audição de uma testemunha ou daqueles que se encontram envolvidos no processo que está sendo julgado.

 

 

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny…

3 minutos ago

Prefeitura de Palmas realiza Dia D de vacinação e reúne famílias da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza Dia D de vacinação e reúne famílias da Capital Embora o…

2 horas ago

Em Palmas, moradores do Jardim Aureny III comemoram nova iluminação com tecnologia LED na Avenida Araguaia | Prefeitura Municipal de Palmas

Em Palmas, moradores do Jardim Aureny III comemoram nova iluminação com tecnologia LED na Avenida…

5 horas ago

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 24 a 31 de outubro

Portaria Nº 3526/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 17 de outubro de 2025 Dispõe sobre a escala…

17 horas ago

ETI Luiz Rodrigues Monteiro une esporte e solidariedade em Jogos Interclasses | Prefeitura Municipal de Palmas

ETI Luiz Rodrigues Monteiro une esporte e solidariedade em Jogos Interclasses Competição arrecada alimentos que…

18 horas ago

Circuito A – Aprendizagem proporciona tarde de reflexão e boas práticas a educadores de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Circuito A – Aprendizagem proporciona tarde de reflexão e boas práticas a educadores de Palmas…

18 horas ago