Foto: Divulgação
A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) convidou formalmente a Finlândia e a Suécia para integrarem a aliança militar. A Turquia, que havia vetado a entrada dos países nórdicos na organização, apoiou as entradas depois de negociar caças F-16 com os EUA. A aliança militar anunciou, em Madrid, o novo Conceito Estratégico da organização. O último havia sido elaborado em 2010.
Em maio, Suécia e Finlândia enviaram os pedidos de entrada na Otan separadamente. As nações sempre se disseram neutras, porém, com a guerra na Ucrânia, alguns países europeus estão tentando renovar suas políticas de segurança territorial.
Em 2010, o documento dizia que a China era apenas uma nação distante, e a Rússia um parceiro estratégico da aliança. Depois de 12 anos, com a guerra na Ucrânia, a organização definiu os países como uma “ameaça”.
Segundo o documento, a Rússia quer “estabelecer esferas de influência e controle direto por coerção, subversão, agressão e anexação”. Sobre a China, a aliança afirma que Pequim pode utilizar “táticas coercitivas e esforços para dividir a aliança”. Na segunda-feira, 27, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que a Otan aumentará “maciçamente” o número de soldados para “mais de 300 mil”. Hoje, são 40.000. (Terra)
Com a proposta de promover alinhamento técnico e institucional, com troca de experiências, escuta qualificada…
A Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Corregedoria-Geral da Justiça publicaram,…
Integrantes do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que atuam diretamente com adolescentes em conflito com…
Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Formação capacitou servidores sobre…
Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins Evento, realizado nesta…
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) selecionou duas propostas de enunciados elaboradas por profissionais do…