Categories: Estado

Ouvidora da Mulher do TJTO participa do 6º Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres


Debater o papel das ouvidorias nas Políticas Judiciárias e promover o fortalecimento do diálogo entre o Judiciário e a sociedade civil para melhoria dos serviços prestados às mulheres vítimas de violência. É com este objetivo que ouvidores (as) da Mulher de todo o país estão reunidos(as) até sexta-feira (31/10), em Goiânia, para o 6º Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (Cojum). Representando o Judiciário do Tocantins, participa do evento a ouvidora da Mulher, desembargadora Ângela Prudente.

A palestra magna de abertura, na quarta-feira (29/10), foi ministrada pela professora e doutora em Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Daniela Barcellos, com o tema “As Ouvidorias da Mulher no Cenário Global: Boas Práticas Internacionais e a Conexão com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 da Agenda 2030”.

Durante a apresentação, a pesquisadora destacou os quatro pilares essenciais das ouvidorias: a institucionalização, com a formalização das estruturas e criação oficial das ouvidorias; a infraestrutura, com canais de atendimento físico e digital adequados; a escuta ativa, com capacitação em gênero e práticas de acolhimento qualificado; e o compromisso social, com respostas efetivas e incentivo à cultura de escuta empática.

Para a ouvidora do TJTO, o encontro proporciona debates enriquecedores sobre o papel das ouvidorias no enfrentamento à violência de gênero e na promoção de políticas públicas voltadas à proteção e ao acolhimento das mulheres. “Participar deste encontro é renovar o compromisso de levar todo esse conhecimento para o aprimoramento da atuação da Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Tocantins, consolidando-a como um espaço de escuta ativa e qualificada, acolhimento e transformação social”, afirmou.

“Nos reunimos não apenas para falar, mas para ouvir – e ouvir é o verbo mais humano que existe. Quem escuta, acolhe. E quem acolhe, transforma”,  complementou a anfitriã do evento, a ouvidora da Mulher do TJGO, desembargadora Juliana Prudente.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Estudantes da Escola Mestre Pacífico Siqueira Campos celebram formatura | Prefeitura Municipal de Palmas

Estudantes da Escola Mestre Pacífico Siqueira Campos celebram formatura Evento reuniu cerca de 120 estudantes…

33 minutos ago

Palmas participa do lançamento das Diretrizes de Medidas Protetivas de Urgência | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas participa do lançamento das Diretrizes de Medidas Protetivas de Urgência Ação aconteceu durante o…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas abre inscrições a entidades aptas ao recebimento de alimentos para doação a populações vulneráveis | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas abre inscrições a entidades aptas ao recebimento de alimentos para doação a…

14 horas ago

Papai Noel dos Correios: magia natalina chega ao Taquari com entrega de 600 presentes no Cmei Fontes do Saber | Prefeitura Municipal de Palmas

Papai Noel dos Correios: magia natalina chega ao Taquari com entrega de 600 presentes no…

15 horas ago

Geap Day concentra serviços de saúde em programação com centenas de participantes | Prefeitura Municipal de Palmas

Geap Day concentra serviços de saúde em programação com centenas de participantes Evento teve como…

15 horas ago

Prefeitura reabre o Cine Cultura com presença de ator do aclamado filme nacional ‘O agente secreto’ | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura reabre o Cine Cultura com presença de ator do aclamado filme nacional ‘O agente…

16 horas ago