Categories: Estado

Ouvidora da Mulher do TJTO participa do 6º Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres


Debater o papel das ouvidorias nas Políticas Judiciárias e promover o fortalecimento do diálogo entre o Judiciário e a sociedade civil para melhoria dos serviços prestados às mulheres vítimas de violência. É com este objetivo que ouvidores (as) da Mulher de todo o país estão reunidos(as) até sexta-feira (31/10), em Goiânia, para o 6º Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (Cojum). Representando o Judiciário do Tocantins, participa do evento a ouvidora da Mulher, desembargadora Ângela Prudente.

A palestra magna de abertura, na quarta-feira (29/10), foi ministrada pela professora e doutora em Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Daniela Barcellos, com o tema “As Ouvidorias da Mulher no Cenário Global: Boas Práticas Internacionais e a Conexão com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 da Agenda 2030”.

Durante a apresentação, a pesquisadora destacou os quatro pilares essenciais das ouvidorias: a institucionalização, com a formalização das estruturas e criação oficial das ouvidorias; a infraestrutura, com canais de atendimento físico e digital adequados; a escuta ativa, com capacitação em gênero e práticas de acolhimento qualificado; e o compromisso social, com respostas efetivas e incentivo à cultura de escuta empática.

Para a ouvidora do TJTO, o encontro proporciona debates enriquecedores sobre o papel das ouvidorias no enfrentamento à violência de gênero e na promoção de políticas públicas voltadas à proteção e ao acolhimento das mulheres. “Participar deste encontro é renovar o compromisso de levar todo esse conhecimento para o aprimoramento da atuação da Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Tocantins, consolidando-a como um espaço de escuta ativa e qualificada, acolhimento e transformação social”, afirmou.

“Nos reunimos não apenas para falar, mas para ouvir – e ouvir é o verbo mais humano que existe. Quem escuta, acolhe. E quem acolhe, transforma”,  complementou a anfitriã do evento, a ouvidora da Mulher do TJGO, desembargadora Juliana Prudente.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Restaurantes comunitários de Palmas abrem nesta sexta-feira, 31 | Prefeitura Municipal de Palmas

Restaurantes comunitários de Palmas abrem nesta sexta-feira, 31 Equipamentos públicos funcionam de segunda a sexta-feira,…

44 minutos ago

Câmara Municipal de Palmas inaugura oficialmente a TV Câmara e amplia acesso da população às ações do Legislativo – Câmara de Palmas

A TV Câmara Municipal de Palmas (CMP) foi inaugurada oficialmente na manhã desta quinta-feira, 30,…

51 minutos ago

JUS em Ação realiza mais de 200 atendimentos em Arapoema

“Arapoema. Um nome que é poesia — poema do Araguaia”. Os versos destacados pela presidente…

1 hora ago

Poder Judiciário do Tocantins atua em regime de plantão nesta sexta-feira (31/10)

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e demais unidades do Poder Judiciário estadual não…

2 horas ago

Projeto Juntos pela Inclusão da Prefeitura de Palmas beneficia mães atendidas pelo Programa BPC na Escola | Prefeitura Municipal de Palmas

Projeto Juntos pela Inclusão da Prefeitura de Palmas beneficia mães atendidas pelo Programa BPC na…

3 horas ago