Categories: Estado

Ouvidora da Mulher do TJTO participa do V Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres em Belo Horizonte (MG)


A ouvidora da Mulher do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Ângela Prudente, está participando do V Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (Cojum), que acontece até esta quarta-feira (30/4), em Belo Horizonte (MG).

O evento, que está sendo realizado no auditório do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), discute temas como: práticas de acolhimento e escuta sensível, promoção de atendimento humanizado e eficiente nas ouvidorias judiciais das mulheres para garantir o respeito aos seus direitos e contribuir para a proteção e igualdade de gênero, no âmbito do Poder Judiciário.

“Participar do V Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres é, para mim, uma honra e uma grande responsabilidade. Este espaço reafirma o papel fundamental da Ouvidoria da Mulher como um verdadeiro porto seguro para aquelas que buscam acolhimento e justiça”, destaca a desembargadora Ângela Prudente.

Segundo a ouvidora, na Ouvidoria do Poder Judiciário do Tocantins, a missão é escutar ativamente, com respeito e sensibilidade, cada mulher que procura a unidade. “Mais do que ouvir, nosso compromisso é acolher, acreditar e agir. A escuta ativa que praticamos é a semente da transformação, porque ouvir com o coração é o primeiro passo para reconstruir vidas”, ressalta.

“Sinto-me profundamente fortalecida ao dividir este espaço com colegas que partilham do mesmo propósito: construir um Judiciário mais humano, mais justo, mais atento às vozes femininas. Que este encontro nos inspire a ser, todos os dias, instrumentos de esperança, de dignidade e de transformação para as mulheres que confiam em nós”, acrescenta a desembargadora.

 

Participações

Também participa do encontro, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), a juíza ouvidora regional eleitoral Silvana Maria Parfieniuk.

Do Tribunal de Justiça do Tocantins, também estão presentes a coordenadora da Ouvidoria Judiciária, Alessandra Adorno; e as assessoras Vera Moura e Érika Fernandes.   

O evento conta ainda com a participação de magistrados(as) e servidores(as) de tribunais regionais do Trabalho, de tribunais de Justiça, tribunais de Justiça Militar, de tribunais federais, de tribunais eleitorais, de tribunais superiores e do Conselho Nacional de Justiça.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO amplia acessibilidade e passa a disponibilizar recurso de legendas nas sessões do Tribunal Pleno

O Tribunal de Justiça do Tocantins deu mais um passo importante na construção de um…

14 horas ago

Centro socioeducativo de Palmas recebe projeto nacional do CNJ voltado à leitura nesta sexta-feira (6/2)

O Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Palmas passa a integrar, a partir desta sexta-feira…

15 horas ago

Projeto de lei cria programa para universalizar banda larga na Amazônia – Notícias

05/02/2026 - 17:16   Raphael Alves/Amazônia Real Projeto quer levar internet para comunidades tradicionais O…

16 horas ago

Comarca de Paranã suspende prazos processuais em razão de falta de energia elétrica

A Diretoria do Foro da Comarca de Paranã, no Sudeste do Tocantins, suspendeu os prazos…

17 horas ago

Abertura do ano legislativo em Palmas reforça diálogo e construção conjunta entre os poderes – Câmara de Palmas

A abertura do ano legislativo em Palmas foi realizada nesta quinta-feira, 5, no plenário da…

17 horas ago