Em Palmas, pacientes já reguladas pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus) serão atendidas até o próximo dia 17 de outubro na Carreta de Saúde da Mulher para consultas ginecológicas e realização de exames de Preventivo do Câncer do Colo de Útero (PCCU) e mamografia. A ação é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), através do Programa Agora Tem Especialistas. O lançamento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 10, com a presença do prefeito Eduardo Siqueira Campos e de líderes políticos, como a senadora Professora Dorinha Seabra.
A carreta está instalada no Hospital de Amor e a aposentada Francisca Fabiana, de 38 anos, foi uma das primeiras pacientes a ser atendida. “Eu era mais relaxada, mas me deu esse despertar de que preciso cuidar da minha saúde de maneira contínua. Fiz a consulta inicial na unidade para ser encaminhada ao especialista no finalzinho de agosto e gostei muito da rapidez porque já vou fazer o atendimento”, contou.
A diretora da Atenção Secundária da Semus, Jusmara Anunciação, vê os benefícios da carreta. “Na região Norte do país nós temos um grande déficit em algumas linhas de cuidado e de profissionais especialistas. Então vai agregar bastante para o município de Palmas e vai trazer humanização e integração do cuidado para a nossa população.”
“É emocionante ver um projeto como esse em Palmas. Essa iniciativa, liderada por uma mulher, a senadora Dorinha, traz dignidade, prevenção e cuidado”, pontuou o prefeito Eduardo. Ele destacou que “teremos exames, consultas, laudos e, acima de tudo, mais esperança para cerca de 1.500 mulheres neste mês.”
Sobre a ação
O atendimento na Carreta de Saúde da Mulher será direcionado apenas para pacientes que já estão na fila da Regulação do Município. Além disso, os atendimentos especializados em ginecologia e realização de exames permanecem disponíveis de forma contínua na rede municipal e, para ter acesso, a porta de entrada são as Unidades de Saúde da Família (USFs) de referência.
Compõe a equipe enfermeiro, técnico de enfermagem, médico ginecologista e o protocolo de atendimento de cada paciente será definido pelo especialista para proporcionar um acompanhamento integral desde a primeira consulta, exames e retorno até o final de outubro. A carreta é equipada com consultórios, aparelhos de exames e uma equipe multiprofissional.
Texto: Gabriela Letrari
Edição: Juliana Matos
1/1
1/1
Inspirada na força simbólica presente em parte de seu nome, Ita, que significa “pedra” em…
Com a proposta de promover alinhamento técnico e institucional, com troca de experiências, escuta qualificada…
A Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Corregedoria-Geral da Justiça publicaram,…
Integrantes do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que atuam diretamente com adolescentes em conflito com…
Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Formação capacitou servidores sobre…
Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins Evento, realizado nesta…