Categories: Política

Paim defende continuidade da política de cotas em instituições públicas de ensino — Senado Notícias


O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu em pronunciamento nesta quinta-feira (16) a continuidade da Lei de Cotas, que garante a reserva de vagas para negros, pardos, indígenas, pessoas com deficiência, alunos de baixa renda e estudantes de escolas públicas em universidades públicas e institutos federais. A norma (Lei 12.711, de 2012) completou dez anos de vigência em agosto de 2022. Em seu artigo 7º, a legislação prevê a revisão da política pública em dez anos.

— Renovar as cotas é uma questão de justiça. Justiça social para o desenvolvimento de toda a sociedade brasileira. A prática tem mostrado que essa lei está sendo decisiva para a inclusão de pessoas que antes não tinham o acesso devido à educação — destacou.

O senador ressaltou que o acesso à educação é uma das mais importantes formas de promover a inclusão social e econômica da população de baixa renda. Paim observou que, sem o sistema de cotas, a desigualdade no Brasil teria a tendência de aumentar ainda mais. Ele também apontou como falacioso o argumento de que a Lei de Cotas poderia promover rebaixamento na qualidade dos formandos.

Paim também lembrou que o estudo dos economistas Renato Vieira e Mary Arends-Kuenning, da Universidade de Illinois, em Chicago, Estados Unidos, mostra que os programas de ação afirmativa adotados no Brasil a partir do ano 2000 foram eficazes para aumentar a matrícula de estudantes de grupos desfavorecidos em universidades públicas, especialmente em programas altamente competitivos. Ainda segundo o estudo, o aumento do número de matrícula de negros e negras só foi observado em universidades que adotaram na íntegra o critério racial colocado na lei aprovada no Congresso, reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal e sancionada pelo governo de Dilma Rousseff.

— O acesso à educação é uma das mais importantes formas de promover a inclusão social e econômica dos menos favorecidos. Como a gente diz, e a frase não é só minha: A educação liberta! — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Com mais de R$ 8,5 milhões acordados, 20ª Semana Nacional da Conciliação termina nesta sexta-feira (7/11)

Magistrados(as), conciliadores(as) e mediadores(as) estão mobilizados no atendimento aos(às) cidadãos(ãs) que buscam o Poder Judiciário…

12 horas ago

Comissão atribui a bombeiros definir regras para instalação de tomada de carro elétrico – Notícias

06/11/2025 - 19:32   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Texto aprovado é o substitutivo…

12 horas ago

Prefeitura de Palmas articula plano de ação para atendimento da população em situação de rua | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas articula plano de ação para atendimento da população em situação de rua…

13 horas ago

Em Manaus, ouvidor judiciário do TJTO participa do 13° Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores Judiciais

O ouvidor judiciário do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador João Rodrigues Filho, participa…

13 horas ago

Prefeitura de Palmas orienta tutores sobre prevenção ao câncer de próstata e outras neoplasias em cães e gatos | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas orienta tutores sobre prevenção ao câncer de próstata e outras neoplasias em…

13 horas ago

Prefeito Eduardo Siqueira Campos é homenageado pelo Exército e pela Marinha em reconhecimento ao apoio institucional | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito Eduardo Siqueira Campos é homenageado pelo Exército e pela Marinha em reconhecimento ao apoio…

14 horas ago