Categories: Destaques

Palmas é a primeira cidade do Tocantins a fazer parte do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial | Prefeitura Municipal de Palmas


Palmas é a primeira cidade do Tocantins a fazer parte do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Com a publicação no Diário Oficial da União (DOU), na última quarta-feira, 19, a adesão da Capital ao Sinapir se torna oficial

A adesão da Prefeitura de Palmas ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) tornou-se oficial com a publicação do termo no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira, 19. Com essa iniciativa, a capital tocantinense passa a ser a primeira cidade do Estado a integrar a rede coordenada pelo Ministério da Igualdade Racial.

O termo de adesão foi assinado no dia 21 de janeiro, pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos e pelo secretário municipal extraordinário de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), José Eduardo de Azevedo. No governo federal, o termo foi sancionado pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Francisco da Silva, e pelo secretário nacional de Gestão do Sinapir, Clédisson Geraldo dos Santos Junior.

O secretário José Eduardo de Azevedo destacou que a assinatura prévia representava a intenção de integrar o sistema, mas a validação veio com a publicação. “O prefeito assinou, mobilizamos movimentos sociais e a sociedade civil. Agora, com essa oficialização, Palmas passa a ter acesso aos benefícios que o Sinapir oferece”, explicou.

Adesão ao Sinapir
Com a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), Palmas passa a integrar uma rede estratégica de políticas, planos e ações voltadas à promoção da igualdade racial. Além de fortalecer essa pauta, a iniciativa possibilita ao município acesso a capacitações e projetos estratégicos, conforme previsto no Art. 24 do Decreto 8.136/2013.

Ao se tornar parte desse sistema, Palmas se insere em um conjunto de articulações políticas e programas do Ministério da Igualdade Racial, consolidando seu compromisso com ações antirracistas e políticas públicas voltadas à equidade racial. Além disso, a adesão amplia o diálogo entre a prefeitura e o governo federal, facilitando tanto a articulação quanto a execução de programas essenciais para o avanço da igualdade racial no município.

Sobre o Sinapir
Criado pela Lei nº 12.288/2010, o Sinapir tem o objetivo de fomentar políticas públicas que combatam o racismo e promovam a equidade racial no Brasil. O sistema opera por meio da cooperação entre governos municipais, estaduais e federal, além de contar com a participação ativa da sociedade civil.

Texto: Renata Pessoa
Edição: Wédila Jácome



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Senado instala Frente Parlamentar da Indústria Farmacêutica — Senado Notícias

O Senado instalou nesta terça-feira (16) a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Indústria Farmacêutica e…

8 minutos ago

comarca de Palmas divulga lista definitiva de jurados(as) do Tribunal do Júri para 2026

Transcorridos sem contestações os 30 dias de prazo legal para impugnações da lista provisória de…

19 minutos ago

Papai Noel dos Correios encerra entregas com festa no Cmei Araras | Prefeitura Municipal de Palmas

Papai Noel dos Correios encerra entregas com festa no Cmei Araras Campanha Papai Noel dos…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas participa da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social do Tocantins | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas participa da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social do Tocantins Foco em…

2 horas ago

Comissão aprova punição a bancos que cobrarem tarifas indevidas de ONGs com parcerias públicas – Notícias

16/12/2025 - 11:08   Vinicius Loures / Câmara dos Deputados Ricardo Ayres é o relator…

3 horas ago

Estudantes da Escola Mestre Pacífico Siqueira Campos celebram formatura | Prefeitura Municipal de Palmas

Estudantes da Escola Mestre Pacífico Siqueira Campos celebram formatura Evento reuniu cerca de 120 estudantes…

5 horas ago