A Prefeitura de Palmas, sob a gestão do prefeito Eduardo Siqueira Campos, modernizou 6.364 pontos de iluminação pública somente este ano, elevando de 40% para 65% o percentual da rede de iluminação com tecnologia LED, mais eficiente, moderna e econômica para os cofres públicos. A iniciativa chegou a 140 bairros e quadras, com prioridade para os setores Jardim Taquari, Jardim Aureny, quadras da região Norte e distrito de Buritirana, ampliando a visibilidade noturna e o conforto para quem circula a pé, de bicicleta ou de carro.
A modernização integra o Programa de Requalificação Urbana: Palmas para o Futuro, viabilizado por empréstimo junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e por recursos da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip).
O prefeito Eduardo Siqueira Campos ressaltou que a modernização da iluminação vai além da economia de recursos, refletindo diretamente na segurança e na qualidade de vida da população. “Estamos transformando Palmas em uma cidade mais segura, moderna e sustentável. A cada ponto de LED instalado, damos mais conforto e tranquilidade para quem vive e circula por aqui, além de economizar recursos públicos que poderão ser investidos em outras áreas. Nosso compromisso é chegar a 100% de cobertura até 2026, garantindo iluminação de qualidade para todos os palmenses.
O Município investiu R$ 6 milhões na modernização, que projeta economia aproximada de R$ 2,5 milhões por ano na conta de energia da iluminação pública. O cronograma prevê 100% de cobertura de tecnologia LED até 2026.
Próximos passos
As próximas etapas incluem os setores Irmã Dulce, Setor Universitário, Lago Norte, Distrito Industrial e as Quadras Arne 71 (604 Norte) e Arne 74 (606 Norte), para manter o ritmo de expansão e alcançar as metas definidas. Para o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Paulo Cezar Monteiro, o investimento na iluminação pública de Palmas tem como prioridade direta a segurança da população. “Ao modernizar esses espaços, elevamos a visibilidade nas vias, nas calçadas e nos espaços de circulação, facilitando o deslocamento a pé, de bicicleta ou de carro, principalmente nos horários noturnos. Essa melhoria na iluminação reduz pontos cegos, facilita a identificação de pessoas e veículos e aumenta a sensação de segurança em bairros e praças”, pontuou.
Texto: Jéssica Sá
Edição: Juliana Matos
1/1
Inspirada na força simbólica presente em parte de seu nome, Ita, que significa “pedra” em…
Com a proposta de promover alinhamento técnico e institucional, com troca de experiências, escuta qualificada…
A Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Corregedoria-Geral da Justiça publicaram,…
Integrantes do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que atuam diretamente com adolescentes em conflito com…
Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Formação capacitou servidores sobre…
Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins Evento, realizado nesta…