A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), por meio da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), divulgou, na última semana, os resultados do 3º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Palmas em 2025. O levantamento, feito entre os dias 1º e 5 de setembro, apontou que a Capital permanece em situação de baixo risco para transmissão de arboviroses como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
De acordo com o estudo, o Índice de Infestação Predial (IIP) e o Índice de Breteau (IB) ficaram em 0,2%, patamar considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde. A pesquisa também revelou que os principais criadouros do mosquito na Capital continuam sendo os pequenos depósitos móveis, como vasos de plantas e recipientes domésticos (63,6%), seguidos por depósitos fixos, como calhas e caixas de drenagem (18,2%). Já os depósitos para armazenamento de água ao nível do solo e o acúmulo de lixo ou entulhos representaram 9,1% cada.
A diretora da UVCZ, Lara Betânia Melo Araújo, destacou que o município possui atualmente 14 estratos urbanos avaliados, todos classificados como de baixo risco. No entanto, ela reforça que o cenário exige atenção. “Com a proximidade do período chuvoso, é fundamental que cada morador continue eliminando água parada em suas casas e quintais. O mosquito pode se multiplicar rapidamente e, mesmo com a baixa infestação, não podemos relaxar nos cuidados”, alertou.
Texto: Rodrigo Marques
Edição: Iara Cruz
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (24), o projeto que regulamenta a…
Prefeitura de Palmas realiza limpeza e retirada de entulho no Jardim Taquari Equipes da Secretaria…
O Tribunal do Júri, realizado nesta terça-feira (23/9), na Comarca de Cristalândia, condenou o estudante…
Criatividade, educação e compromisso socioambiental unem-se para transformar talento em proposta no Concurso de Criação…
A Câmara Municipal de Palmas (CMP) aprovou, no último dia 16, projeto de lei da…
Secretária de Educação de Palmas destaca importância do ensino integral em seminário regional Encontro discute…