O último domingo (28/09) foi dia de prova para os candidatos inscritos no 2º Exame Nacional dos Cartórios (Enac). Em todo o país, 9.195 pessoas participaram da seleção. Em Palmas, foram 190 inscritos, com 129 candidatos presentes e uma ausência de 61 pessoas. O exame é requisito para quem deseja concorrer a vagas em cartórios extrajudiciais no Brasil.
A aplicação ocorreu no Centro de Ensino Médio Tiradentes (Arse 82 – 806 Sul). Os candidatos foram distribuídos em 10 salas, com cinco horas de prova. Os portões abriram às 12h30, fecharam às 13h30, e a avaliação foi realizada das 14h às 19h.
Organização e acompanhamento
O Enac é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que neste ano contou com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) como banca organizadora. O desembargador Eurípides Lamounier acompanhou a aplicação em Palmas e ressaltou a importância do exame. “Esta é uma prática adotada pelo CNJ, via Escola Nacional da Magistratura, que busca capacitar os candidatos a concursos para cartórios extrajudiciais. Este é um pré-requisito: primeiro passa por este crivo, e depois se habilita para o concurso dos cartórios”, destacou.
Também esteve presente o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS/TO), Marcelo Laurito Paro, supervisor dos Serviços Notariais e de Registro. Segundo ele, o acompanhamento de membros do Judiciário garante a segurança e a lisura do processo. “O Enac chega para trazer mais agilidade e continuidade aos concursos para cartórios, que antes enfrentavam muitas dificuldades e atrasos. Agora, com a possibilidade de delegar a execução a instituições como a Fundação Getúlio Vargas, conseguimos manter a sequência de concursos, evitando que cartórios fiquem vagos por muito tempo. Acredito que hoje, tanto no Tocantins quanto em todo o país, o exame será um sucesso.”
Candidatos
Entre os participantes, estava o servidor da CGJUS, Danilo Dias Brito, que destacou o impacto da prova na preparação para a carreira cartorária. “O Exame Nacional dos Cartórios é o primeiro passo para quem deseja seguir a carreira de tabelião ou oficial registrador. Além de filtrar os candidatos, o exame estimula a começar a estudar desde cedo. Como candidato, posso afirmar categoricamente que, não sendo desta vez, haverá outras oportunidades. O ideal é não desistir”, comentou.
29/09/2025 - 18:43 Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Deputado Allan Garcês, relator A…
Na Capital, o pico do calorão desta semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),…
O Comitê Gestor Interinstitucional do Núcleo de Atendimento Integrado (CGI/NAI) realizou, nesta segunda-feira (29/9), a…
Prefeitura de Palmas abre nova turma do Curso de Elaboração do Plano Plurianual para capacitação…
Com oferta de capacitações e linhas de crédito, Prefeitura de Palmas contabiliza mais de 80…
O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, será ouvido na terça-feira (30) pela Comissão de…