Com o tema ‘Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação’, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), realizou nesta quinta-feira, 26, no auditório da Escola Estadual em Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, a 5ª Conferência Regionalizada dos Direitos da Pessoa Idosa. A conferência é resultado de parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi).
Foram discutidos temas como financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais, fortalecimento de políticas de proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa. A proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa também foi incluída entre os eixos debatidos durante a conferência.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Erislene de Souza da Silva Facundo, a conferência foi um espaço democrático e de construção coletiva. “Aqui pudemos discutir e refletir sobre as políticas públicas necessárias para pessoa idosa em Palmas”, afirmou.
Compromisso
Conforme dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), há em Palmas 24.916 idosos. Em todo o Tocantins a população idosa é de 184.099. “É inadmissível situações de violência, descaso e abandono com nossos idosos. E por isso quero reafirmar aqui o compromisso da gestão municipal com cada idoso da nossa cidade”, destacou a primeira-dama e secretária de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, acrescentando que a gestão Eduardo Siqueira Campos está empenhada em criar políticas públicas que não só atendam às necessidades básicas, mas que promovam o bem-estar, a saúde e a inclusão social de todos.
“A gente precisa olhar para os nossos idosos com respeito, com carinho. Palmas será uma cidade acolhedora, acessível, que valoriza quem ajudou a construir essa terra. Não dá mais pra ignorar essa parte tão importante da população. A gente precisa de estrutura, de conselho funcionando, de escuta”, assegurou o prefeito Eduardo Siqueira Campos.
Texto: France Santiago e João Lino Cavalcante
Edição: Juliana Matos
Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação…
Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 Obra…
A Comarca de Araguaína participou, mais uma vez, da Campanha Papai Noel dos Correios, iniciativa…
Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a…
Prefeitura de Palmas amplia infraestrutura esportiva em 2025 Investimentos garantiram mais quatro quadras poliesportivas em…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) informa que a infraestrutura hiperconvergente (HCI) passará por…