Com o tema ‘Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação’, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), realizou nesta quinta-feira, 26, no auditório da Escola Estadual em Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, a 5ª Conferência Regionalizada dos Direitos da Pessoa Idosa. A conferência é resultado de parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi).
Foram discutidos temas como financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais, fortalecimento de políticas de proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa. A proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa também foi incluída entre os eixos debatidos durante a conferência.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Erislene de Souza da Silva Facundo, a conferência foi um espaço democrático e de construção coletiva. “Aqui pudemos discutir e refletir sobre as políticas públicas necessárias para pessoa idosa em Palmas”, afirmou.
Compromisso
Conforme dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), há em Palmas 24.916 idosos. Em todo o Tocantins a população idosa é de 184.099. “É inadmissível situações de violência, descaso e abandono com nossos idosos. E por isso quero reafirmar aqui o compromisso da gestão municipal com cada idoso da nossa cidade”, destacou a primeira-dama e secretária de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, acrescentando que a gestão Eduardo Siqueira Campos está empenhada em criar políticas públicas que não só atendam às necessidades básicas, mas que promovam o bem-estar, a saúde e a inclusão social de todos.
“A gente precisa olhar para os nossos idosos com respeito, com carinho. Palmas será uma cidade acolhedora, acessível, que valoriza quem ajudou a construir essa terra. Não dá mais pra ignorar essa parte tão importante da população. A gente precisa de estrutura, de conselho funcionando, de escuta”, assegurou o prefeito Eduardo Siqueira Campos.
Texto: France Santiago e João Lino Cavalcante
Edição: Juliana Matos
Pioneirismo ao volante. Ivonete Lima, 48 anos, mãe de três filhos, acaba de entrar para…
A Comissão de Agricultura (CRA) voltará a apreciar nesta quarta-feira (9), às 14h, o projeto…
O juiz Vandré Marques e Silva, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Taguatinga, condenou…
Prefeitura de Palmas abre edital de adesão para estágio curricular supervisionado obrigatório Prazo de inscrição…
Moradores da Arne 53, em Palmas, ganharão praça com estrutura para práticas esportivas e recreativas…
Prefeitura de Palmas alerta sobre ameaças à fauna no período de maior incidência de queimadas…