A política habitacional de Palmas passa a contar com um novo reforço com a posse, na manhã desta terça-feira, 12, dos novos conselheiros que atuarão no biênio 2025/2027, junto ao Conselho Municipal de Habitação (CMH). O evento, realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) aconteceu no plenarinho da Câmara Municipal de Palmas.
O CMH é um órgão de caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador, vinculado à Sehab, com a finalidade de acompanhar, avaliar e propor diretrizes para a política de habitação de interesse social da Capital. A composição é formada por 17 membros titulares e seus respectivos suplentes, com representações do poder público municipal e da sociedade civil organizada.
A presidência do colegiado cabe ao secretário municipal de Habitação, Marlen Ribeiro Rodrigues. Entre os representantes do poder público, o CMH reúne integrantes das secretarias municipais de Habitação (Sehab); Planejamento Urbano; Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop); Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária (Sedurf); Ação Social (Semas); além da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e da Câmara Municipal de Palmas. Pela sociedade civil, compõem o Conselho, representantes de movimentos sociais de moradia, universidades, organizações não governamentais, entidades sindicais e patronais da construção civil, e conselhos profissionais ligados à área habitacional.
Para o presidente do Conselho e titular da Sehab, Marlen Ribeiro, a instalação do CMH é um marco importante para o município. “O CMH é fundamental nesse processo de reconstrução da política habitacional de Palmas. Ele vai permitir que a população tenha voz ativa na construção de soluções para os desafios do setor”.
Na ocasião, representando a Confederação Nacional de Associações de Moradores (Conam), Veneranda Rosa de Oliveira Elias, ressaltou a importância da união e das parcerias para enfrentar os desafios do setor habitacional em Palmas. “Queremos, junto aos conselheiros e com o apoio da Secretaria Municipal de Habitação, concretizar o sonho da moradia em Palmas. Este é um marco inicial para transformar a política habitacional de Palmas”.
Já o secretário-executivo de Ação Social e membro do CMH representando o poder público, Amilson Rodrigues, ressaltou que a habitação também é uma política social. “Trata-se de um espaço para construção de uma sociedade mais justa. Falar de Habitação é também falar de Assistência Social, é garantir que as famílias em vulnerabilidade possam ser acolhidas e respeitadas”.
Após a posse foram iniciadas as atividades do CMH, com a realização da primeira reunião e instituição de comissão que vai elaborar o regimento interno do colegiado.
Texto: Samara Martins
Edição: Denis Rocha
1/1
1/1
Patrulha Mulher Segura da Prefeitura de Palmas intensifica ações de conscientização contra violência de gênero…
Câmara intersetorial da Prefeitura de Palmas discute Plano de Segurança Alimentar para a Capital Colegiado…
Inscrições abertas para VII Fórum das Leishmanioses promovido pela Prefeitura de Palmas Encontro será realizado…
Servidores da Prefeitura de Palmas iniciam curso de Segurança em Serviço com Eletricidade Nesta segunda-feira,…
Equipe de Educação Infantil de Palmas recebe capacitação sobre o programa ‘Escolas Conectadas’ O programa…
Portal de Taquaruçu e praças receberão melhorias como parte dos preparativos para o FGT 2025…