O senador Jorge Seif (PL-SC) condenou, em seu primeiro pronunciamento em Plenário, nessa quarta-feira (8), a tentativa de se criar uma lei que determinaria o que é fake News, com punição contra quem as crie e divulgue. Em sua opinião, deliberações sobre essa pauta significam uma tentativa de instituir a censura no país.
O senador disse estar preocupado porque leu uma reportagem segundo a qual um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) entregaria ao Congresso uma proposta de lei nesse sentido.
— Eu gostaria de sugerir aos ministros do Supremo Tribunal Federal que queiram legislar que tenham a mesma coragem do ex-ministro [senador] Sérgio Moro [União-PR], ex-juiz de primeira instância, que abdicou de sua vida de magistrado e veio para cá, candidatou-se e se elegeu senador pelo estado do Paraná.
Jorge Seif afirmou ainda que, apesar de o fenômeno das redes sociais e da popularização da internet facilitar a promoção de calúnia, difamação e falsidade, a Constituição garante a livre manifestação do pensamento. Censura prévia e bloqueio de contas, disse, são inconstitucionais.
— Sabemos que há devaneios, distopias, mas não podemos deixar o totalitarismo se apoderar de nossas opiniões, amplamente garantidas pela Constituição Federal.
Para o senador, “ninguém consegue controlar o que os outros pensam e opinam”. Jorge Seif lembrou que as leis atuais já preveem punição de pessoas que cometam injúria, calúnia e difamação.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Prefeitura Palmas realiza evento “Conscientiza, mulheres!” com palestras e divulgação de novo formato do Nupav…
Após julgamento realizado no Salão do Tribunal do Júri da Comarca de Colinas, o auxiliar…
Comissão intersetorial define estratégias para projeto Criança Segura e Feliz com foco no combate ao…
Visita guiada pela Casa da Mulher Brasileira encerra programação do Agosto Lilás em Palmas Evento…
Por meio da integração entre Poder Judiciário, Secretaria Estadual da Mulher e gestões municipais, o…
Palmas recebe Selo Diamante em Regularização Fundiária concedido pelo Poder Judiciário Reconhecimento destaca o compromisso…