Categories: Negócios

Pequenos negócios representam mais de 92% das empresas médicas no Tocantins | ASN Tocantins


O Tocantins conta com 2.566 empresas ativas no setor médico, conforme levantamento do Sebrae Tocantins. Deste total, 92,9% são pequenos negócios, sendo 1.990 microempresas (ME) e 393 empresas de pequeno porte (EPP).

Segundo o Sebrae, essas empresas atuam em diversas áreas, incluindo atendimentos ambulatoriais, consultas médicas, reprodução humana assistida, serviços hospitalares, pronto-socorro e exames complementares.

Para o analista do Sebrae Tocantins, Bruno Vilaverde, os números refletem a importância dos pequenos negócios na estrutura de saúde do estado. “O crescimento dessas empresas no setor demonstra a força do empreendedorismo no Tocantins”, destacou.

Segundo ele, esses empreendimentos atendem demandas essenciais da população e impulsionam a economia local, gerando emprego e renda. O Sebrae apoia os empresários da área médica por meio de consultorias, capacitações e incentivo à inovação, buscando fortalecer a gestão e aprimorar os serviços de saúde em todo o Estado.

Desafios do empreendedorismo na saúde

Entre os empreendimentos do setor da área da saúde no Tocantins está o Hospital Cristo Rei, em Palmas, que inaugura, na próxima quinta-feira, uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta, com 10 leitos, além de um novo setor de diagnóstico por imagem, equipado com tomógrafo computadorizado.

Segundo o diretor do hospital, o anestesista João Victor Couto, a ampliação faz parte de um conjunto de melhorias na estrutura da unidade, que já oferece pronto atendimento obstétrico e ginecológico 24 horas, centro cirúrgico, laboratório de análises clínicas, UTIs Neonatal e Pediátrica e mais de 60 leitos de internação. Atualmente, o empreendimento oferece 183 empregos diretos e diversos indiretos.

O diretor afirma que empreender na área médica exige investimentos contínuos em estrutura, tecnologia e qualificação da equipe. Além disso, segundo ele, é necessário acompanhar as exigências regulatórias e os avanços do setor. “Trabalhar nesta área impõe um compromisso diário com a segurança e a qualidade dos atendimentos. Neste sentido, é preciso planejamento, responsabilidade técnica e investimentos constantes para garantir um serviço eficiente e adaptado às necessidades dos pacientes”, pontuou.



Fonte

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Educação de Palmas realiza formação para supervisores pedagógicos com foco na avaliação do Saeb | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas realiza formação para supervisores pedagógicos com foco na avaliação do Saeb Próximo…

11 horas ago

Mais de 500 voluntários(as) são capacitados(as) para atuar no Pop Rua Jud na sexta-feira (12/9)

“Vocês são a força motriz desta iniciativa. Com empatia e respeito, cada ato de amor…

11 horas ago

Prefeitura de Palmas oferta oficina gratuita sobre inovação a microempreendedores da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas oferta oficina gratuita sobre inovação a microempreendedores da Capital Capacitação será realizada…

11 horas ago

Prefeitura de Palmas e Ulbra firmam parceria para implantação de unidade de saúde comunitária | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas e Ulbra firmam parceria para implantação de unidade de saúde comunitária Projeto…

12 horas ago

Comissão Mista de Orçamento aprova créditos para fundo da reforma tributária – Notícias

09/09/2025 - 17:39   Pablo Valadares / Câmara dos Deputados Reunião da Comissão Mista de…

12 horas ago

Ex-prefeito de Palmeirante é condenado por improbidade administrativa e terá que ressarcir mais de R$ 6,8 milhões

O juiz José Roberto Ferreira Ribeiro, da 1ª Vara Cível de Colinas do Tocantins, sentenciou…

12 horas ago