Categories: Negócios

Pequenos negócios representam mais de 92% das empresas médicas no Tocantins | ASN Tocantins


O Tocantins conta com 2.566 empresas ativas no setor médico, conforme levantamento do Sebrae Tocantins. Deste total, 92,9% são pequenos negócios, sendo 1.990 microempresas (ME) e 393 empresas de pequeno porte (EPP).

Segundo o Sebrae, essas empresas atuam em diversas áreas, incluindo atendimentos ambulatoriais, consultas médicas, reprodução humana assistida, serviços hospitalares, pronto-socorro e exames complementares.

Para o analista do Sebrae Tocantins, Bruno Vilaverde, os números refletem a importância dos pequenos negócios na estrutura de saúde do estado. “O crescimento dessas empresas no setor demonstra a força do empreendedorismo no Tocantins”, destacou.

Segundo ele, esses empreendimentos atendem demandas essenciais da população e impulsionam a economia local, gerando emprego e renda. O Sebrae apoia os empresários da área médica por meio de consultorias, capacitações e incentivo à inovação, buscando fortalecer a gestão e aprimorar os serviços de saúde em todo o Estado.

Desafios do empreendedorismo na saúde

Entre os empreendimentos do setor da área da saúde no Tocantins está o Hospital Cristo Rei, em Palmas, que inaugura, na próxima quinta-feira, uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta, com 10 leitos, além de um novo setor de diagnóstico por imagem, equipado com tomógrafo computadorizado.

Segundo o diretor do hospital, o anestesista João Victor Couto, a ampliação faz parte de um conjunto de melhorias na estrutura da unidade, que já oferece pronto atendimento obstétrico e ginecológico 24 horas, centro cirúrgico, laboratório de análises clínicas, UTIs Neonatal e Pediátrica e mais de 60 leitos de internação. Atualmente, o empreendimento oferece 183 empregos diretos e diversos indiretos.

O diretor afirma que empreender na área médica exige investimentos contínuos em estrutura, tecnologia e qualificação da equipe. Além disso, segundo ele, é necessário acompanhar as exigências regulatórias e os avanços do setor. “Trabalhar nesta área impõe um compromisso diário com a segurança e a qualidade dos atendimentos. Neste sentido, é preciso planejamento, responsabilidade técnica e investimentos constantes para garantir um serviço eficiente e adaptado às necessidades dos pacientes”, pontuou.



Fonte

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Durante sessões extraordinárias, Câmara aprova LOA/2026 e Plano Plurianual da Capital – Câmara de Palmas

Durante sessões extraordinárias, na tarde desta quinta-feira, 29, a Câmara Municipal de Palmas (CMP) aprovou…

12 horas ago

Servidores(as) do TJTO participam de oficina de bombinhas de sementes nesta quinta-feira (29/1)

Em uma iniciativa voltada à sustentabilidade, compensação ambiental e engajamento de servidores(as), o Tribunal de…

14 horas ago

Ao lado do prefeito de Palmas, senadora Dorinha articula apoio federal e garante assistência a Palmas após desastre no Taquari

A senadora Professora Dorinha Seabra (União), se reuniu nesta quinta-feira (29) com o Ministro interino…

17 horas ago

Reunião técnica define mutirão histórico de audiências de violência doméstica em Palmas

A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça…

17 horas ago

Câmara Municipal de Palmas realiza sessões extraordinárias para votar orçamento e adequar normas ao entendimento do STF – Câmara de Palmas

Convocadas pelo presidente Marilon Barbosa (REPUBLICANOS), três sessões extraordinárias a partir das 14h pautam o…

18 horas ago

Acusado de matar companheira e enterrar corpo em quintal em Araguaína enfrentará Júri Popular, decide Justiça

O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal de Araguaína, determinou, nesta…

2 dias ago