Polícia

PF mira empresários suspeitos de superfaturar leitos de Covid-19 no Tocantins

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 22, a “Operação Ophiocordyceps”. O objetivo da força-tarefa é apurar possíveis crimes de fraude à licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro praticados por empresários no Estado do Tocantins.

Cerca de 25 policiais federais cumprem 7 mandados de busca e apreensão nas cidades de Brasília/DF, Belém/PA, Goiânia/GO e São Paulo/SP, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal do Tocantins. As investigações começaram a partir de Nota Técnica emitida pela CGU, e apura suspeitas de que uma organização social contratada para o gerenciamento de leitos clínicos e de UTI no HECC – Hospital Estadual de Combate à Covid- 19, HGP – Hospital Geral de Palmas e HRG – Hospital Regional de Gurupi teria superfaturado o valor dos insumos e dos serviços prestados.

Segundo as investigações, a organização social recebeu aproximadamente R$ 90 milhões durante a gestão dos hospitais no período de combate à Covid- 19, anos de 2020 e 2021, sendo a suspeita de que parte deste valor teria como destino os próprios envolvidos. O suposto esquema envolveria superfaturamento, sobrepreço, pagamento por serviço não prestado ou pagamento em duplicidade e subcontratação de empresas de fachada localizadas em outros estados.

A PF ainda informou que a ação criminosa teria a participação de agentes públicos e empresários vinculados à citada organização social. Os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, fraude à licitação e organização criminosa, com penas que somadas, podem chegar a 23 anos de reclusão, além da perda de bens e valores suficientes para a reparação do dano decorrente das infrações penais.

O nome “Ophiocordyceps” (fungo parasitário que controla o sistema nervoso de insetos) remete à forma como o sistema de combate ao Covid-19 no Estado do Tocantins teria sido dominado pela suposta organização criminosa. A operação tem por objeto identificar todas as pessoas que participaram das ações criminosas, colher mais elementos probatórios da comprovação dos fatos e recuperação dos recursos.

Foto: Polícia Federal

Nota da Secretaria de Estado da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que não foi notificada a respeito da operação realizada pela Polícia Federal, que envolve o Instituto Saúde e Cidadania (Isac) e não possui contrato vigente com a referida empresa.

A SES-TO destaca que até o momento todos os valores repassados à empresa, para os serviços prestados a pacientes com a Covid-19, foram efetuados mediante as prestações de contas da empresa, que inclusive ainda tem valores a receber, por apresentarem inconsistência nos relatórios.

Por fim, a SES-TO pontua que está à disposição dos órgãos investigativos e de controle, para a elucidação dos fatos.

Redação

Share
Published by
Redação
Tags: Tocantins

Recent Posts

Secretaria de Infraestrutura de Palmas promove melhorias nos ambientes dos órgãos públicos | Prefeitura Municipal de Palmas

Secretaria de Infraestrutura de Palmas promove melhorias nos ambientes dos órgãos públicos Serviços darão mais…

53 minutos ago

Eduardo Siqueira Campos prega harmonia com legislativo municipal para progresso de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Eduardo Siqueira Campos prega harmonia com legislativo municipal para progresso de Palmas Discurso acontece na…

2 horas ago

Gestores e preceptores farão especialização em parceria com Hospital Sírio-Libanês | Prefeitura Municipal de Palmas

Gestores e preceptores farão especialização em parceria com Hospital Sírio-Libanês Formação faz parte do projeto…

3 horas ago

Guarda Ambiental fortalece compromisso com animais e meio ambiente | Prefeitura Municipal de Palmas

Guarda Ambiental fortalece compromisso com animais e meio ambiente Corporação está disponível pelo telefone 153…

5 horas ago

Eduardo Siqueira Campos nomeia Vinícius Tundela como presidente da Fundesportes | Prefeitura Municipal de Palmas

A posse teve a presença ilustre do secretário Nacional do Esporte Amador, Educação, Lazer e…

10 horas ago

Parceria entre Prefeitura de Palmas e Governo Federal garante entrega da Casa da Mulher Brasileira | Prefeitura Municipal de Palmas

Parceria entre Prefeitura de Palmas e Governo Federal garante entrega da Casa da Mulher Brasileira…

21 horas ago