Categories: Estado

Plano Anual de Contratação (PAC) e Orçamento na pauta do Judiciário tocantinense


Sob a coordenação da presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, diretores e coordenadores reuniram-se, nesta terça-feira (2/5), para abrir o Plano Anual de Contratações (PAC) de 2024 e apresentar o Plano Expositivo de Entregas de 2023.

De acordo com a assessoria de projetos da Diretoria Geral, o “Plano Anual de Contratações (PAC) do TJTO é uma ferramenta de gestão das aquisições que permite assegurar o alinhamento às diretrizes da Administração e ao Planejamento Estratégico, bem como ao Plano de Logística Sustentável”.

Segundo a assessoria de projetos, “a elaboração de um plano de aquisições tem como objetivo identificar oportunidades de economia e melhoria nos processos de trabalho e alinhar as demandas das unidades administrativas às reais necessidades do Tribunal, além de identificar oportunidades de otimização dos recursos”.

O Plano de Contratações é um instrumento que fortalece a governança e a gestão da aplicação dos recursos públicos, dentro dos princípios da transparência e da prestação de contas no trato dos recursos públicos, o que permite a redução dos riscos relativos ao processo de compras.

Durante a reunião, que ocorreu no Centro de Inteligência do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Cinugep-TJTO), o assessor de projetos da Diretoria Geral, José Atílio Beber, deu mais detalhes sobre o PAC e o Orçamento.

 

Oportunidades

Segundo a assessoria, “a elaboração de um plano de aquisições tem como objetivo identificar oportunidades de economia e melhoria nos processos de trabalho e alinhar as demandas das unidades administrativas às reais necessidades do Tribunal, além de detectar oportunidades de otimização dos recursos”.

No âmbito do TJTO, o PAC foi instituído, antes mesmo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pela Resolução nº 31, de 6 de outubro de 2021, que estabeleceu a Política de Governança das Contratações Públicas no Poder Judiciário tocantinense, criando o Comitê de Governança e Gestão de Contratações do PJTO, cujo coordenador é o juiz auxiliar da Presidência, Roniclay Alves de Morais.

Cabe lembrar ainda que a apresentação do PAC 2024, que tem como base o orçamento de 2023 e não abrange folha de pagamento, passagens e diárias, está prevista para o próximo dia 31 de julho, com as propostas preliminares.  



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prazo de inscrição para jurados(as) voluntários(as) do Tribunal do Júri de Palmas é prorrogado para sexta-feira (19/9)

O período de inscrições para atuação como jurado(a) voluntário(a) no Tribunal do Júri da 1ª…

11 minutos ago

Primeiro condenado pelo Júri da Comarca de Gurupi com base na nova lei do feminicídio pega pena de 52 anos de prisão

O Tribunal do Júri da Vara Especializada no Combate à Violência Contra a Mulher e…

1 hora ago

Ação Social Municipal promove conscientização sobre trabalho infantil em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Ação Social Municipal promove conscientização sobre trabalho infantil em Palmas Equipes da Prefeitura de Palmas…

2 horas ago

Plenário celebrou 40 anos do Programa Calha Norte — Senado Notícias

O Senado promoveu na sexta-feira (12) uma sessão especial para comemorar os 40 anos do…

3 horas ago

I Corrida Inclusiva da Independência movimenta ruas do Jardim Taquari, região sul da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

I Corrida Inclusiva da Independência movimenta ruas do Jardim Taquari, região sul da Capital Realizado…

20 horas ago

Comissão técnica Sub-15 da Confederação Brasileira de Futebol elogia estrutura de esportes de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Comissão técnica Sub-15 da Confederação Brasileira de Futebol elogia estrutura de esportes de Palmas Após…

1 dia ago