Estado

Plano Estadual de Cultura é sancionado pelo governador Wanderlei Barbosa

O Diário Oficial do Estado publicou na edição da última sexta-feira, 13 de janeiro, a Lei Nº 4.130, que institui o Plano Estadual de Cultura do Tocantins (PEC/TO). Sua vigência prevista é de dez anos, devendo ser avaliado e reestruturado, considerando os contextos regionais, a cada renovação. A primeira está prevista para daqui a quatro anos. 

O Projeto de Lei foi protocolado no dia 14 de dezembro, pelo secretário de Cultura e Turismo Hercy Filho, que comemora a celeridade de todo o processo. “Com a PEC, o governador Wanderlei Barbosa dá um grande passo em favor da cultura tocantinense e seus representantes”, comemora o gestor da Sectur.

O que diz a Lei

A gestão do Plano é competência da Secretaria da Cultura e Turismo (Sectur), órgão gestor do setor do Executivo Estadual. O principal mecanismo de fomento é o Fundo Estadual de Cultura e todas as políticas voltadas ao setor serão acompanhadas pelo Conselho de Políticas Culturais do Tocantins (CPC/TO), que conta com representação do Poder Público e da sociedade, por meio de suas câmaras técnicas.

O Plano é direcionado por oito eixos de ação, a começar da implantação do Sistema de Cultura do Tocantins, que será o principal articulador federativo do PEC/TO e integrará todos os municípios. A ampliação e qualificação dos espaços públicos é outra meta para os próximos dez anos e inclui mapeamento e inventariação para identificar os equipamentos culturais, expressões e linguagens da cultura e da arte de cada localidade. O número de editais será ampliado visando o suporte financeiro à produção cultural tocantinense e sua difusão.

Os próximos anos também serão dedicados à profissionalização do setor; à ampliação da participação social, por meio da realização de fóruns e outros mecanismos; ao reconhecimento da diversidade cultural, por meio de uma política estadual para salvaguarda do patrimônio histórico, artístico e cultural; ao estímulo do desenvolvimento sustentável; ao aperfeiçoamento dos mecanismos de fomento.

O Plano também prevê a realização da Conferência Estadual de Cultura, além de conferências setoriais e municipais, com a finalidade de se debaterem estratégias e ações de cooperação entre os agentes públicos e a sociedade civil para a implementação do PEC/TO.

Redação

Recent Posts

Guarda Metropolitana detém motociclista sem habilitação após perseguição no Jardim Taquari | Prefeitura Municipal de Palmas

Guarda Metropolitana detém motociclista sem habilitação após perseguição no Jardim Taquari Veículo com características de…

11 minutos ago

Cmei Amâncio de Moraes de Palmas realiza café com os avós em dia festivo | Prefeitura Municipal de Palmas

Cmei Amâncio de Moraes de Palmas realiza café com os avós em dia festivo Encontro…

39 minutos ago

Teco Medina e Thiago Godoy marcarão presença no Mutirão Acredita, em Palmas | ASN Tocantins

Em um momento marcado pelo alto índice de endividamento e pela dificuldade de acesso ao…

1 hora ago

Senado realiza sessão especial pelos 53 anos da Telebras a pedido da Senadora Professora Dorinha • Senadora Professora Dorinha

O Senado Federal realizará, nesta quarta-feira (03), às 10 horas, uma sessão especial em homenagem…

2 horas ago

Prefeitura de Palmas reforma Arca de Taquaralto e soluciona integralmente demandas de inquérito do MPTO | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas reforma Arca de Taquaralto e soluciona integralmente demandas de inquérito do MPTO…

3 horas ago

Prefeitura entrega PPA e PLOA à Câmara Municipal de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura entrega PPA e PLOA à Câmara Municipal de Palmas Documentos foram protocolados na tarde…

3 horas ago