Categories: Política

Plenário analisa participação popular em planejamento orçamentário — Senado Notícias


A proposta que garante a participação popular nas decisões de planejamento orçamentário é um dos itens em pauta no Plenário desta terça-feira (1º), às 14h. O PLP 201/2019 é um incentivo ao envolvimento dos cidadãos na elaboração dos planos, Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) e orçamentos.

De autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), projeto de lei complementar foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) há quase um ano. A relatora, senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), apresentou um substitutivo ao texto original.

O projeto, que altera a Lei de Responsabilidade Fiscal, garante a participação popular e a realização de audiências públicas a partir de mecanismos que devem ser garantidos pelos entes federativos. Se aprovada, a matéria segue à Câmara para análise.

Economia criativa

Também está na pauta do Plenário o PLC 134/2017. A proposta permite que recursos dos fundos constitucionais sejam destinados à economia criativa, que abarca produtos ou serviços desenvolvidos a partir de conhecimento, criatividade ou capital intelectual, com potencial de geração de renda e empregos.

A matéria também recebeu parecer favorável de Dorinha Seabra na CAE e na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). Proveniente da Câmara, o projeto altera a Lei dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO).

Pela proposta, serão atendidas as áreas de propaganda, arquitetura, mercados de arte e antiguidades, turismo, artesanato, design, moda, filme e vídeo, programas e jogos eletrônicos, música, artes performativas, editorial, serviços de computação, mídias digitais, rádio e televisão. Se aprovada sem alterações, a matéria segue à sanção presidencial. 

Saneamento básico

Entra no terceiro dia de discussão a proposta de emenda à Constituição que reconhece o acesso ao saneamento básico como um direito constitucional. A PEC 2/2016, que tem como primeiro signatário o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), altera o artigo 6º da Constituição para incluir o saneamento entre os direitos sociais.

Já são direitos sociais educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, alimentação, previdência social e segurança. A proposta recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em 2022, sob relatoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE).

Para ser deliberada em primeiro turno, a matéria precisa de mais duas sessões de discussão. No segundo turno, a proposta passará por três sessões de discussão. Para ser aprovada, a PEC precisa receber voto favorável de pelo menos três quintos da composição de cada Casa (49 senadores e 308 deputados federais), em dois turnos de votação em cada Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Câmara aprova destinação de recursos do Fundo Penitenciário para capacitar policiais penais – Notícias

03/09/2025 - 20:03   Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados Aluisio Mendes, relator do projeto A Câmara…

2 horas ago

Senador Irajá comenta decisão do STJ de afastar governador do Tocantins — Senado Notícias

Em pronunciamento nesta quarta-feira (3), o senador Irajá (PSD-TO) afirmou que o estado do Tocantins,…

2 horas ago

Comitê Estadual de Saúde do Tocantins segue acompanhando atendimentos iniciados em mutirão no mês de abril

O Comitê Estadual de Saúde do Tocantins (CES-TO) segue acompanhando os desdobramentos do mutirão realizado…

3 horas ago

Prefeitura de Palmas promove palestra sobre respeito e diversidade para funcionários de concessionária de energia | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas promove palestra sobre respeito e diversidade para funcionários de concessionária de energia…

3 horas ago

Crianças do Cmei Cantinho Feliz aprovam receita especial que será apresentada durante o 19º FGT | Prefeitura Municipal de Palmas

Crianças do Cmei Cantinho Feliz aprovam receita especial que será apresentada durante o 19º FGT…

4 horas ago

V Seminário de Gestão Socioambiental ocorre nessa sexta-feira, 5 de setembro, em Palmas

Com o tema “Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades para o Tocantins”, o V Seminário de Gestão…

4 horas ago