A sessão deliberativa do Senado agendada para quinta-feira (23) tem três itens em pauta. Um deles é o projeto de decreto legislativo (PDL 98/2022) que ratifica o acordo de extradição entre Brasil e Áustria celebrado em 2014.
Segundo o Poder Executivo, o tratado visa “assegurar o pleno acesso à Justiça, garantir a eficácia das decisões judiciais e combater o crime e a impunidade”. Entre outros termos, fica proibida a extradição por crimes políticos, Brasil e Áustria poderão negar a extradição quando os dois países tiverem jurisdição sobre o fato ou se a pessoa já estiver respondendo a processo judicial pelo mesmo crime no outro país, e cada parte poderá recusar a extradição dos seus nacionais.
O texto foi encaminhado à Câmara em 2017 e aprovado pelos deputados em 2022. No Senado, foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) em 22 de novembro de 2022, na forma do parecer do senador Carlos Portinho (PL-RJ).
Em outro projeto de decreto legislativo (PDL 263/2022) na pauta desta quinta, o Senado poderá aprovar acordo de cooperação celebrado entre o Brasil e o Equador sobre bens culturais roubados ou ilicitamente exportados. O acordo, assinado em 1º de outubro de 2012 em Lima (Peru), estabelece que as partes assumem a responsabilidade de recuperar e devolver uma à outra bens arqueológicos, históricos e culturais furtados ou desviados, dentro dos meios legais cabíveis, e prevê troca de informações entre os países para identificação dos responsáveis por tais ilegalidades.
O PDL tramita em Plenário na forma do relatório do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), já aprovado na CRE.
Também vai a Plenário o projeto (PL 1.818/2019) que concede ao município de Cruz Machado (PR) o título de Capital Nacional da Erva-Mate Sombreada. O município é conhecido como o maior produtor de erva-mate sombreada do mundo, com produção média estimada em 89 mil toneladas de folhas verdes por ano. Nessa modalidade, a erva-mate é cultivada entre outros tipos de vegetações, inclusive em meio à mata nativa, e as outras plantas impedem a incidência direta dos raios de sol.
De autoria do deputado federal Toninho Wandscheer (Pros-PR), o texto recebeu parecer favorável do relator, senador Flávio Arns (PSB–PR), na Comissão de Educação (CE). Se aprovado sem modificações, o projeto seguirá para sanção presidencial.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Educação de Palmas realiza formação para supervisores pedagógicos com foco na avaliação do Saeb Próximo…
“Vocês são a força motriz desta iniciativa. Com empatia e respeito, cada ato de amor…
Prefeitura de Palmas oferta oficina gratuita sobre inovação a microempreendedores da Capital Capacitação será realizada…
Prefeitura de Palmas e Ulbra firmam parceria para implantação de unidade de saúde comunitária Projeto…
09/09/2025 - 17:39 Pablo Valadares / Câmara dos Deputados Reunião da Comissão Mista de…
O juiz José Roberto Ferreira Ribeiro, da 1ª Vara Cível de Colinas do Tocantins, sentenciou…