Categories: Política

Plenário vota Sistema Nacional de Educação em 7 de outubro — Senado Notícias


O projeto que cria o Sistema Nacional de Educação (SNE) será votado no Plenário no começo de outubro. Aprovado pelos senadores em 2022, o PLP 235/2019 foi aprovado pela Câmara recentemente, com modificações. Agora, o Senado terá que analisar as alterações promovidas pelos deputados. Nesta terça-feira (23), foi aprovada urgência para a matéria, que deve ser votada no Plenário em 7 de outubro, conforme requereu a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO).

— É uma matéria extremamente importante, porque ela organiza a oferta da educação que hoje é oferecida por municípios, estados e União — disse Dorinha.

O texto prevê uma identificação nacional para cada estudante e uma plataforma que une dados sobre escolas e qualidade do ensino. Isso permitirá dados mais precisos sobre alunos que abandonam a escola, dificuldades de transporte e trocas de escolas, por exemplo. O autor original do projeto é o senador Flávio Arns (PSB-PR).

O texto também prevê a criação da Infraestrutura Nacional de Dados da Educação (INDE), para unir informações dos estabelecimentos e sistemas de ensino. Municípios, estados, DF e União têm seus próprios sistemas de educação, que poderão conversar entre si. Por outro lado, os municípios não serão obrigados a se integrar aos sistemas estaduais.

O SNE está previsto na Constituição de 1988 como forma de erradicar o analfabetismo, melhorar o ensino e promover o conhecimento científico, entre outros objetivos. Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), os parlamentares deveriam ter aprovado a implementação do sistema até 2016, o que não ocorreu. 

Presidente da Comissão de Educação (CE), a senadora Teresa Leitão (PT-PE) ressaltou a importância do projeto. Para ela, o SNE será estruturante para o país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO bate recorde de exames de DNA gratuitos para investigação de paternidade em 2025

Garantir a verdade, promover Justiça e transformar vidas. Esse é o compromisso do Poder Judiciário…

10 horas ago

Tocantins supera metas e movimenta mais de R$ 13 milhões em acordos durante a Semana Nacional da Conciliação

A 20ª edição da Semana Nacional da Conciliação, realizada de 3 a 7 de novembro,…

11 horas ago

TJTO na final do “6º Prêmio de Inovação 2025”; votação será popular e exige cadastro

A diretora de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Alice Setúbal,…

12 horas ago

Centros de Referência de Assistência Social de Palmas recebem ação do programa BPC na Escola | Prefeitura Municipal de Palmas

Centros de Referência de Assistência Social de Palmas recebem ação do programa BPC na Escola…

12 horas ago

Minicursos do XVIII Congresso em Direitos Humanos promovem debates sobre cárcere, gênero e aplicação prática de IA

O XVIII Congresso Internacional em Direitos Humanos iniciou suas atividades na manhã desta terça-feira (11/11),…

13 horas ago

Proposta da Prefeitura de Palmas de criação do Comitê de Combate ao Assédio é apresentada a vereadoras | Prefeitura Municipal de Palmas

Proposta da Prefeitura de Palmas de criação do Comitê de Combate ao Assédio é apresentada…

13 horas ago