Categories: Estado

Poder Judiciário do Tocantins participou do 2º Encontro das Ouvidorias-Gerais da Região Norte do País


Na última sexta-feira (14/6), o ouvidor substituto do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador Adolfo Amaro Mendes, e a coordenadora da Ouvidoria Judiciária e Ouvidoria da Mulher do TJTO, Alessandra Martins Polonial Adorno, fizeram uma apresentação com o tema “Boas Práticas da Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça de Tocantins” no 2° Encontro das Ouvidorias-Gerais da Região Norte do País.

O 2° Encontro ocorreu em Manaus (AM), na última semana. O evento foi organizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) e contou com magistrados(as) e servidores(as) de toda a região Norte brasileira, tendo como principal objetivo debater a importância do papel das Ouvidorias da Justiça como órgãos facilitadores da interlocução do Poder Judiciário com a sociedade.

O TJTO ficou responsável por sugerir mecanismos de inserção nos currículos escolares da atuação das Ouvidorias Judiciais, para fins de redução da desinformação, de combate a violência à mulher e contra os assédios moral e sexual, além da conscientização de direitos. Ademais, estimular a instituição de um prêmio de jornalismo no âmbito das Ouvidorias, a fim de valorizar matérias que combatam a desinformação e divulguem ações do Poder Judiciário através dos canais de comunicação institucionais. 

De acordo com a organização do evento, o intuito é que, através da troca de conhecimento  das discussões realizadas durante o Encontro, seja possível aprimorar a atuação das Ouvidorias, aumentar a transparência, a efetividade e a responsabilidade no atendimento social.

Programação

O 1° dia do evento (13/6) contou com as seguintes palestras “O Impacto da Desinformação em Relação às Comunidades do Interior do Amazonas e o Papel da Ouvidoria do Tribunal de Justiça”, ministrada pelo juiz auxiliar da Ouvidoria do TJAM, magistrado Túlio Oliveira Dorinho e pela palestra “Ouvidoria e CNJ”, ministrada pelo ouvidor-geral do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Erick Linhares.

No 2° e último dia, houve a apresentação de “Boas Práticas da Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça de Tocantins”, pelo ouvidor substituto (do TJTO), desembargador Adolfo Amaro Mendes e pela coordenadora Ouvidoria Judiciária e Ouvidoria da Mulher do TJTO,  Alessandra Martins Polonial Adorno. Ainda no 2° dia, o ouvidor-geral do Tribunal de Justiça do Amapá palestrou, com o tema: “Integração entre as Ouvidorias – Integrar e uniformizar procedimentos entre as ouvidorias, a fim de melhorar o fluxo das demandas, além de facilitar o acesso ao(à) cidadão(ã) que precisa do atendimento” e a apresentação do “Power Business Intelligence”, pela secretária de Planejamento do Tribunal de Justiça do Amazonas, servidora Márcia Rizzato.

Confira a Carta do evento.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate à fome | Prefeitura Municipal de Palmas

Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate…

21 horas ago

Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu A manhã…

21 horas ago

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 31 pelo Dia do Servidor | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 31 pelo Dia do Servidor Decreto transfere…

23 horas ago

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 31/10 a 7/11

Portaria Nº 3586/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 23 de outubro de 2025 Dispõe sobre a…

1 dia ago

TJTO abre seleção para vaga de desembargador pelo critério de antiguidade

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) abriu o processo de seleção para o preenchimento…

1 dia ago

Histórias de superação inspiram mais de 140 servidoras durante roda de conversa sobre saúde feminina no 2º Chá com Mulheres do TJTO

“Coleciono milagres, mas, se pudesse escolher, gostaria de não colecioná-los”, disse a paciente oncológica, Liliane…

1 dia ago