Categories: Estado

Poder Judiciário do Tocantins participou do 2º Encontro das Ouvidorias-Gerais da Região Norte do País


Na última sexta-feira (14/6), o ouvidor substituto do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador Adolfo Amaro Mendes, e a coordenadora da Ouvidoria Judiciária e Ouvidoria da Mulher do TJTO, Alessandra Martins Polonial Adorno, fizeram uma apresentação com o tema “Boas Práticas da Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça de Tocantins” no 2° Encontro das Ouvidorias-Gerais da Região Norte do País.

O 2° Encontro ocorreu em Manaus (AM), na última semana. O evento foi organizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) e contou com magistrados(as) e servidores(as) de toda a região Norte brasileira, tendo como principal objetivo debater a importância do papel das Ouvidorias da Justiça como órgãos facilitadores da interlocução do Poder Judiciário com a sociedade.

O TJTO ficou responsável por sugerir mecanismos de inserção nos currículos escolares da atuação das Ouvidorias Judiciais, para fins de redução da desinformação, de combate a violência à mulher e contra os assédios moral e sexual, além da conscientização de direitos. Ademais, estimular a instituição de um prêmio de jornalismo no âmbito das Ouvidorias, a fim de valorizar matérias que combatam a desinformação e divulguem ações do Poder Judiciário através dos canais de comunicação institucionais. 

De acordo com a organização do evento, o intuito é que, através da troca de conhecimento  das discussões realizadas durante o Encontro, seja possível aprimorar a atuação das Ouvidorias, aumentar a transparência, a efetividade e a responsabilidade no atendimento social.

Programação

O 1° dia do evento (13/6) contou com as seguintes palestras “O Impacto da Desinformação em Relação às Comunidades do Interior do Amazonas e o Papel da Ouvidoria do Tribunal de Justiça”, ministrada pelo juiz auxiliar da Ouvidoria do TJAM, magistrado Túlio Oliveira Dorinho e pela palestra “Ouvidoria e CNJ”, ministrada pelo ouvidor-geral do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Erick Linhares.

No 2° e último dia, houve a apresentação de “Boas Práticas da Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça de Tocantins”, pelo ouvidor substituto (do TJTO), desembargador Adolfo Amaro Mendes e pela coordenadora Ouvidoria Judiciária e Ouvidoria da Mulher do TJTO,  Alessandra Martins Polonial Adorno. Ainda no 2° dia, o ouvidor-geral do Tribunal de Justiça do Amapá palestrou, com o tema: “Integração entre as Ouvidorias – Integrar e uniformizar procedimentos entre as ouvidorias, a fim de melhorar o fluxo das demandas, além de facilitar o acesso ao(à) cidadão(ã) que precisa do atendimento” e a apresentação do “Power Business Intelligence”, pela secretária de Planejamento do Tribunal de Justiça do Amazonas, servidora Márcia Rizzato.

Confira a Carta do evento.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

PEC que inclui polícias científicas entre órgãos de segurança passa por discussão — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição que inclui as polícias científicas entre os órgãos de…

2 horas ago

Leila deixa liderança da Bancada Feminina com apelo à continuidade das lutas — Senado Notícias

A senadora Leila Barros (PDT-DF) se despediu nesta terça-feira (8) da liderança da Bancada Feminina…

3 horas ago

Simone Tebet propõe revisão nas normas do BPC — Senado Notícias

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, sugeriu que a lei do Benefício de Prestação…

4 horas ago

órgão máximo do Poder Judiciário do Tocantins; saiba como atua e quais são as suas competências

É em um plenário amplo, com 248 assentos destinados ao público, localizado no segundo andar…

4 horas ago

Simone Tebet sugere revisão nas regras do Benefício de Prestação Continuada – Notícias

08/07/2025 - 19:39   Michel / Câmara dos Deputados Simone Tebet disse que o governo…

5 horas ago

Avança discussão da PEC que define educação como ‘vetor de progresso’ — Senado Notícias

A proposta que define a educação como "vetor de progresso do país" no texto da…

5 horas ago