Categories: Estado

Poder Judiciário do Tocantins possui iniciativa para Humanizar e Fortalecer o Atendimento às Vítimas


O Poder Judiciário do Estado do Tocantins dá um passo significativo na promoção de uma justiça mais humana e inclusiva com a atuação do Centro Especializado de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (CEAV). Instituídos pela Resolução TJTO nº 20, de 20 de julho de 2023, o CEAV tem como objetivo principal proporcionar acolhimento, atendimento interdisciplinar e orientação tanto às vítimas quanto às suas famílias.

Serviços Oferecidos pelo CEAV

O CEAV oferece diversos serviços para as vítimas. Entre eles destaca-se o acesso à informação, no qual as vítimas recebem informações detalhadas sobre seus direitos e os possíveis caminhos judiciais a serem seguidos.

A equipe do CEAV tem um olhar qualificado para as vítimas e as encaminham para outros serviços da rede, como saúde, proteção social, saúde mental, assistência jurídica, educação e outros órgãos do sistema de proteção social. Dessa forma, as vítimas recebem um suporte abrangente e integrado para ajudá-las em sua jornada de recuperação e reconstrução de suas vidas.

As equipes multidisciplinares do CEAV também desempenham um papel importante ao orientar as vítimas sobre estratégias de reparação e o processo judicial, além de promover sua inserção em programas de Justiça Restaurativa. Esses programas visam à recuperação e ao fortalecimento emocional das vítimas.

Como Acessar os Serviços do CEAV

Para acessar os serviços do CEAV, o atendimento pode ser marcado pelo telefone (63) 3901-9312 ou diretamente no térreo do Fórum de Palmas, na Avenida Teotônio Segurado. É necessário levar documentos pessoais, como RG ou CNH, comprovante de endereço e contatos telefônicos. Esses documentos são necessários para que a equipe do CEAV possa identificar e registrar corretamente o caso.

Balcão Virtual

Para facilitar ainda mais o acesso à informação, o Balcão Virtual está disponível para que as vítimas consultem o andamento de seus processos, acessem documentos e obtenham orientações de maneira rápida e conveniente.

Um Compromisso com a Dignidade e o Respeito

Essa iniciativa do Poder Judiciário do Tocantins é parte de uma política institucional de atenção às vítimas de crimes e atos infracionais, que busca garantir que as vítimas sejam devidamente informadas, orientadas e assistidas em todas as etapas do processo judicial. Com essa iniciativa, busca-se promover a dignidade, o respeito e o empoderamento das vítimas, permitindo que elas se recuperem e reconstruam suas vidas de forma segura e justa.

O CEAV representa um avanço significativo na construção de um sistema de Justiça mais justo e humano, onde as vítimas são verdadeiramente amparadas e respeitadas em sua busca por justiça e reparação.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate à fome | Prefeitura Municipal de Palmas

Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate…

23 horas ago

Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu A manhã…

24 horas ago

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 31 pelo Dia do Servidor | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 31 pelo Dia do Servidor Decreto transfere…

1 dia ago

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 31/10 a 7/11

Portaria Nº 3586/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 23 de outubro de 2025 Dispõe sobre a…

2 dias ago

TJTO abre seleção para vaga de desembargador pelo critério de antiguidade

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) abriu o processo de seleção para o preenchimento…

2 dias ago

Histórias de superação inspiram mais de 140 servidoras durante roda de conversa sobre saúde feminina no 2º Chá com Mulheres do TJTO

“Coleciono milagres, mas, se pudesse escolher, gostaria de não colecioná-los”, disse a paciente oncológica, Liliane…

2 dias ago