Categories: Estado

Poder Judiciário do Tocantins promove acesso à Justiça por meio da realização de exames de DNA


O Poder Judiciário do Tocantins tem atuado de forma concreta para assegurar o acesso à justiça e à cidadania, com especial atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Um dos destaques dessa atuação é a oferta de serviços especializados em identificação humana por meio de exames de DNA, utilizados principalmente para investigação de paternidade no âmbito de processos judiciais.

A iniciativa representa um importante instrumento para garantir a verdade biológica e o reconhecimento de vínculos familiares, contribuindo para a efetivação de direitos fundamentais da pessoa humana.

Os exames são realizados exclusivamente a partir de demandas oriundas de decisões judiciais, mediante deliberação da autoridade competente, especialmente em casos nos quais restar comprovada a hipossuficiência das partes.

Somente no primeiro quadrimestre de 2025, já foram atendidos 170 processos, com coletas realizadas em 28 comarcas distintas, abrangendo todas as regiões do estado.

Desde a disponibilização dos serviços, que teve início em 2017, foram atendidas 100% das comarcas que formalizaram suas demandas, de Norte a Sul do Estado, totalizando mais de mil processos judiciais e Pai Presente, com coletas efetivamente realizadas, mediante o comparecimento das partes.

 

Exames geram impactos sociais

Os exames de DNA, além de fundamentais para a resolução de litígios judiciais, geram impactos sociais relevantes ao promoverem o recebimento de benefícios legais, como pensão alimentícia e herança.

O reconhecimento da paternidade é muito mais que uma decisão judicial. É um ato de amor, pertencimento e justiça social, garantindo à criança o direito ao nome e ao afeto. Ao adulto, oferece paz interior e autoestima.

A estrutura adotada pelo Judiciário tocantinense permite a realização das coletas tanto na comarca de origem do processo quanto, excepcionalmente, em outras comarcas, conforme a necessidade das partes envolvidas. O modelo de agendamento em datas específicas, em formato de “mutirões”, tem demonstrado elevado índice de eficiência, otimizando os recursos humanos e materiais e garantindo maior celeridade processual.

Com planejamento já em curso, novas datas de coleta foram definidas para os meses de junho e outubro de 2025, reforçando o compromisso do Poder Judiciário tocantinense com a universalização do serviço e o atendimento dos processos aptos durante este exercício.

Por meio dessa ação, o Poder Judiciário do Tocantins reafirma seu papel transformador na vida do cidadão, promovendo justiça com responsabilidade, inclusão social e respeito à dignidade humana.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO e Esmat celebram a certificação da Turma III do Programa de Residência Jurídica

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) e a Escola Superior da Magistratura…

2 horas ago

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 13/2 a 20/2

Portaria Nº 381 de 06 de fevereiro de 2026 Dispõe sobre a escala de…

3 horas ago

É Ouro! Servidor da Câmara conquista 1º lugar no Tênis de Mesa nos Jogos dos Servidores – Câmara de Palmas

Representando o gabinete do vereador Joatan de Jesus (PL), Mateus Postal Oliveira garantiu o título…

1 dia ago

Curso online do TJRS sobre alterações nas regras de processamento e de pagamento de precatórios está disponível para acesso

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) promove, em parceria…

3 dias ago

TJTO realiza oficina interinstitucional de formação masculina para prevenção da violência doméstica em Araguatins

Na quinta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na sede do Fórum…

3 dias ago

Membros da Rede TO Sustentável aprovam Plano de Ação 2026 e proposta do VI Seminário de Gestão Socioambiental em primeira reunião do ano

Integrantes da Rede TO Sustentável promoveram a primeira reunião do ano, na manhã desta sexta-feira…

3 dias ago