Categories: Estado

Poder Judiciário do Tocantins promove acesso à Justiça por meio da realização de exames de DNA


O Poder Judiciário do Tocantins tem atuado de forma concreta para assegurar o acesso à justiça e à cidadania, com especial atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Um dos destaques dessa atuação é a oferta de serviços especializados em identificação humana por meio de exames de DNA, utilizados principalmente para investigação de paternidade no âmbito de processos judiciais.

A iniciativa representa um importante instrumento para garantir a verdade biológica e o reconhecimento de vínculos familiares, contribuindo para a efetivação de direitos fundamentais da pessoa humana.

Os exames são realizados exclusivamente a partir de demandas oriundas de decisões judiciais, mediante deliberação da autoridade competente, especialmente em casos nos quais restar comprovada a hipossuficiência das partes.

Somente no primeiro quadrimestre de 2025, já foram atendidos 170 processos, com coletas realizadas em 28 comarcas distintas, abrangendo todas as regiões do estado.

Desde a disponibilização dos serviços, que teve início em 2017, foram atendidas 100% das comarcas que formalizaram suas demandas, de Norte a Sul do Estado, totalizando mais de mil processos judiciais e Pai Presente, com coletas efetivamente realizadas, mediante o comparecimento das partes.

 

Exames geram impactos sociais

Os exames de DNA, além de fundamentais para a resolução de litígios judiciais, geram impactos sociais relevantes ao promoverem o recebimento de benefícios legais, como pensão alimentícia e herança.

O reconhecimento da paternidade é muito mais que uma decisão judicial. É um ato de amor, pertencimento e justiça social, garantindo à criança o direito ao nome e ao afeto. Ao adulto, oferece paz interior e autoestima.

A estrutura adotada pelo Judiciário tocantinense permite a realização das coletas tanto na comarca de origem do processo quanto, excepcionalmente, em outras comarcas, conforme a necessidade das partes envolvidas. O modelo de agendamento em datas específicas, em formato de “mutirões”, tem demonstrado elevado índice de eficiência, otimizando os recursos humanos e materiais e garantindo maior celeridade processual.

Com planejamento já em curso, novas datas de coleta foram definidas para os meses de junho e outubro de 2025, reforçando o compromisso do Poder Judiciário tocantinense com a universalização do serviço e o atendimento dos processos aptos durante este exercício.

Por meio dessa ação, o Poder Judiciário do Tocantins reafirma seu papel transformador na vida do cidadão, promovendo justiça com responsabilidade, inclusão social e respeito à dignidade humana.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Familiares e comunidade escolar prestigiam primeiro desfile cívico do Cmei Amâncio de Moraes | Prefeitura Municipal de Palmas

Familiares e comunidade escolar prestigiam primeiro desfile cívico do Cmei Amâncio de Moraes Crianças atendidas…

16 minutos ago

Prefeitura de Palmas realiza 1ª reunião de grupo para fortalecer política habitacional | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza 1ª reunião de grupo para fortalecer política habitacional GIPP objetiva articular…

43 minutos ago

Palmas recebe 2º Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica nesta sexta-feira (12/9)

 Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…

13 horas ago

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

14 horas ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

14 horas ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

15 horas ago