Categories: Estado

Poder Judiciário incinera simulacros de armas recolhidos em comarcas


O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) incinerou, na quinta-feira (29/5), um lote com 24 simulacros de armas que foram recolhidos nas comarcas do estado. O material fazia parte das provas de crimes em processos que tramitam nas Varas Criminais das 36 comarcas.

O processo de recolhimento desse material é de responsabilidade da Assessoria Militar (Asmil) da Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins. Em apoio à Corregedoria-Geral da Justiça, a Asmil faz o recolhimento de todo o material bélico — armas de fogo, munições e simulacros — nas 36 comarcas.

Segundo o tenente Honorato, do Corpo de Bombeiros, em atuação no TJTO e membro da comissão formada para conduzir o processo, os itens fazem parte de ações que tramitam nas Varas Criminais da capital e do interior.

“Esses simulacros não têm mais importância para a persecução penal; eles já se encontram desembaraçados judicialmente, porém ainda estão em bunker dentro da própria comarca. O objetivo da incineração é, primeiro, retirar esse material e, depois, impedir que ele possa voltar à sociedade e seja utilizado novamente no cometimento de qualquer fase do crime ou tentativa de crime”, explica.

A incineração ocorreu após a comissão formada para conduzir a destinação definir parceria com a Cerâmica Progresso, localizada no município de Porto Nacional, vizinho à capital. O lote incinerado era composto por 24 simulacros de armas curtas e um de cano longo, entre itens que imitavam espingardas, pistolas e revólveres.

Descarte
Anualmente, a Asmil percorre as comarcas em etapas divididas por semestre para o recolhimento de armas de fogo e munições. Em 2024, nas duas etapas, mais de 2,8 mil itens foram recolhidos, entre armas, munições e cápsulas.

O militar explica que armas e munições vinculadas a processos judiciais são encaminhadas ao Exército Brasileiro, enquanto a destruição dos simulacros fica a cargo do Tribunal de Justiça, à medida que não interessam mais aos processos judiciais em que estavam inseridos.

Comissão responsável pela incineração dos simulacros (armas de brinquedo) na cerâmica em Porto Nacional

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

É Ouro! Servidor da Câmara conquista 1º lugar no Tênis de Mesa nos Jogos dos Servidores – Câmara de Palmas

Representando o gabinete do vereador Joatan de Jesus (PL), Mateus Postal Oliveira garantiu o título…

13 horas ago

Curso online do TJRS sobre alterações nas regras de processamento e de pagamento de precatórios está disponível para acesso

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) promove, em parceria…

2 dias ago

TJTO realiza oficina interinstitucional de formação masculina para prevenção da violência doméstica em Araguatins

Na quinta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na sede do Fórum…

2 dias ago

Membros da Rede TO Sustentável aprovam Plano de Ação 2026 e proposta do VI Seminário de Gestão Socioambiental em primeira reunião do ano

Integrantes da Rede TO Sustentável promoveram a primeira reunião do ano, na manhã desta sexta-feira…

2 dias ago

Lideranças nacionais do Sebrae visitam Palmas para alinhar governança e fortalecer pequenos negócios | ASN Tocantins

O Sebrae Tocantins recebeu nesta sexta-feira, 06, em Palmas, a visita institucional do presidente do…

2 dias ago

Acusado de tentar matar homem com tijolada é condenado a nove anos de prisão em Araguaína em sessão do Tribunal do Júri

O Conselho de Sentença da 1ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína condenou Adnilson Barbosa…

2 dias ago