Categories: Estado

Poder Judiciário leva segurança jurídica imobiliária a Gurupi com a entrega de 163 títulos de regularização fundiária


“Minha vontade era de gritar de emoção. É minha, agora a casa é minha”, disse emocionada a aposentada Ernestina Pereira Gomes, 69 anos, na noite desta segunda-feira (27/11), no Centro de Convenção Mauro Cunha, em Gurupi.  “Como lá era invasão, mesmo tendo a casa por tanto tempo a gente ficava naquela agonia. E se um dia um governante quisesse derrubar tudo porque é ilegal? Agora com o documento não pode, porque a gente tem como provar”, comemorou aliviada a moradora que viveu 23 anos à espera da escritura de sua casa.

A aposentada Maria Gomes de Souza também recebeu o título de legitimação fundiária do seu imóvel nesta segunda-feira. A idade não foi empecilho para ela ir pessoalmente ao local acompanhar a solenidade de entrega das Certidões de Inteiro Teor. Aos 95 anos, dona Maria era a mais velha na lista de contemplados e celebrou. “Receber esse título da minha casa é a realização de um sonho. Ela me dá a confiança de que agora a casa é minha. Estou muito feliz e agradecida”.

Dona Ernestina e Dona Maria fazem parte dos 163 moradores do setor Jardim da Luz que receberam o título de propriedade na 5ª etapa da regularização fundiária de Gurupi, por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal e Poder Judiciário do Tocantins (PJTO). A ação é possível graças ao trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref), setor vinculado à Corregedoria-geral da Justiça (CGJUS); e conta também com o apoio da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias) e cartório de Registro de Imóveis.

 Segurança jurídica da moradia digna

“Você nunca saberá quantas vidas transformou, mas elas saberão. E é pelas vidas destas pessoas que estamos, cada vez mais, em busca de novas parcerias para avançarmos na regularização fundiária do nosso Estado, levando dignidade a pessoas que vivem em comunidades quilombolas também. Este é um dos nossos principais objetivos em 2024, a expansão da regularização fundiária que representa não apenas a segurança jurídica, mas a dignidade e o respeito ao cidadão”, disse a corregedoria-geral, desembargadora Maysa Vendramini Rosal.

O coordenador no Nupref, juiz Wellington Magalhães, destacou na solenidade que o acesso a moradia digna é um direito fundamental previsto no Artigo 6⁰ da Constituição Federal. “Hoje é um dia de muita alegria pra todos nós especialmente para aqueles que recebem o titulo definitivo de suas propriedades. Cada gurupiense terá a chance de escrever uma nova história. A nossa Constituição, que é o principal documento da República, preconiza pela dignidade humana e lá no Artigo 6⁰ o direito fundamental é a moradia. E o que estamos fazendo aqui é garantir a moradia, a dignidade desta moradia, conferindo-lhes segurança jurídica. Agora vocês podem ser respeitados como proprietários, o título representa a efetivação de morar com segurança e dignidade em suas casas. Continuaremos avançando para promover essa garantia e dignidade ao número máximo de cidadãos de Gurupi”, disse o coordenador juiz Wellington Magalhães.

A prefeita Josi Nunes também destacou a relevância da ação. “Que alegria estarmos aqui nesta noite. A casa é um espaço sagrado e mais importante que isso e podermos chamá-lo de meu, algo que agora vocês vão poder dizer, é meu, e melhor, vai valer muito mais. Olha a importância deste evento, deste documento. Espero que este título impacte a vida de vocês”, disse.

“A gente não para. Esse é o trabalho de uma parceria, entre o Tocantins Parcerias, prefeituras e Judiciário, pelo Nupref, de levar dignidade a tantas famílias tocantinenses”, reforçou a diretora Imobiliária e Comercial da Companhia, Zélia Bandeira Barros.

Nupref

Desde 2018 o Nupref tem desenvolvido ações e auxiliado os municípios parceiros no processo de regularização fundiária. Até o momento, foram entregues mais de 12 mil títulos de legitimação fundiária em todo o estado com apoio do núcleo. Trabalho que rendeu ao Judiciário do Tocantins o prêmio Solo Seguro, entregue no mês de outubro pela Corregedoria Nacional de Justiça. Em 2023, até o momento, foram mais de 6,1 mil títulos entregues.

Presenças

Prestigiaram a solenidade o vice-presidente da Câmara Municipal de Gurupi, vereador Colemar Pereira, acompanhado de vereadores; a juíza diretora da Comarca de Gurupi, Edilene Pereira de Amorim Alfaix Natário; as juízas Cibele Maria Belzzia e Miriam Alvez Dourado; os juízes Jossaner Nery, Jerson Fernandes Azevedo, Fabiano Marques Gonçalves, Nassib Cleto Mamud e Nilson Afonso da Silva;  o promotor de justiça em Gurupi, Marcelo Lima Nunes; defensor público em Gurupi, Leandro de Oliveira Gundim; presidente da OAB – Seccional Gurupi, Vitor Schimitz; a oficial do Cartório de Registro de Imóveis de Gurupi, Marlene Fernandes Costa; a chefe de gabinete da Corregedoria, Lívia Guimarães; assessora jurídica do Nupref, Andréia Modolo; os servidores: Lázara Viana, Maria Clara Tavares, Edegar Arthur, Cinthia Camilla, Jessica Mirovski  e Leandro de Oliveira Gundim.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Em Palmas, campanha de doação busca enriquecer acervo da biblioteca da Escola Municipal Darcy Ribeiro | Prefeitura Municipal de Palmas

Em Palmas, campanha de doação busca enriquecer acervo da biblioteca da Escola Municipal Darcy Ribeiro…

20 minutos ago

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos | Prefeitura Municipal de Palmas

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos Evento integra ações…

47 minutos ago

Comissão debate plano de desenvolvimento para região conhecida como Matopiba – Notícias

20/10/2025 - 11:40   Divulgação/Emater Oeste da Bahia é grande produtor de milho A Comissão…

1 hora ago

Palestra na Câmara de Palmas reforça importância da prevenção ao câncer de mama – Câmara de Palmas

O Projeto Palestra na Câmara promoveu na manhã desta segunda-feira, 20, a palestra “Outubro Rosa…

1 hora ago

moradores de Mateiros recebem serviços e cidadania na 1ª manhã de ação conjunta do Judiciário

Meio século de vida em comum e com a união matrimonial oficializada há seis anos…

2 horas ago

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny…

2 dias ago