Categories: Estado

Poder Judiciário participa do II Seminário sobre Violências contra Crianças e Adolescentes


O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) participou, nesta terça-feira (27/5), da abertura do II Seminário sobre Violências contra Crianças e Adolescentes, que acontece até quarta-feira (28/5), em Palmas. Representando o Judiciário, o juiz auxiliar da Presidência, Esmar Custódio Vêncio Filho, destacou a importância do evento para fortalecer a rede de proteção e aprimorar a utilização do Sistema de Informação para Infância e Adolescência  no Tocantins.

“A infância e a juventude não dependem apenas de decisões judiciais, mas da atuação coordenada de todos os órgãos responsáveis pelas políticas públicas. Essa união de esforços é essencial para a proteção e o desenvolvimento integral das nossas crianças e adolescentes”, ressaltou.

Mônica Brito, do Centro de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Cedeca Glória de Ivone) e uma das organizadoras do seminário, reforçou a importância do encontro.

“Queremos que todos se empoderem para, ao retornarem aos seus municípios, possam articular políticas municipais efetivas de enfrentamento à violência”, afirmou.

Programação

A abertura contou com a contação da história “O Menino que Florescia”, seguida da formação da mesa de honra e da aplicação de questionários aos participantes. Na programação foram discutidos temas fundamentais, como a consolidação de políticas públicas para infância e adolescência, o enfrentamento ao cyberbullying, a estruturação do Sipia e a capacitação para atendimento e proteção, incluindo a Lei 13.431/2017, que trata da escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência.

O seminário também celebra os 18 anos do Cedeca Glória de Ivone, instituição que desde 2007 atua na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes no Tocantins.

Presenças

Compuseram o dispositivo de honra representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-TO), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA Palmas), da Associação Tocantinense de Conselheiros Tutelares, do Comitê Estadual de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, da Secretaria de Cidadania e Justiça, da Secretaria Municipal de Ação Social, do Coletivo Somos, e da Defensoria Pública Estadual.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Apresentações do Natal Luz encantam o distrito de Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Apresentações do Natal Luz encantam o distrito de Taquaruçu Programação segue no fim de semana…

22 horas ago

Educação de Palmas divulga resultado preliminar da análise de currículos dos candidatos a diretor escolar | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas divulga resultado preliminar da análise de currículos dos candidatos a diretor escolar…

24 horas ago

Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação Especial Inclusiva | Prefeitura Municipal de Palmas

Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação…

1 dia ago

Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 Obra…

2 dias ago

Comarca de Araguaína adere, mais uma vez, à Campanha Papai Noel dos Correios

A Comarca de Araguaína participou, mais uma vez, da Campanha Papai Noel dos Correios, iniciativa…

2 dias ago

Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a saúde pública em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a…

2 dias ago