Categories: Polícia

Polícia Civil deflagra a segunda etapa da Operação Laboratório e prende cinco pessoas envolvidas com os crimes de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas


Cinco pessoas investigadas por crime de lavagem de capitais foram presas pela Polícia Civil do Tocantins, por meio da II etapa da Operação Laboratório, deflagrada durante as primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 24, por policiais civis da 6ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (6ª DEIC), de Paraíso do Tocantins, comandados pelo delegado-chefe da Unidade, Antônio Onofre Oliveira da Silva Filho.

A investigação

Segundo a autoridade policial, a ação realizada nesta sexta-feira, é um desdobramento da operação Laboratório, que se iniciou com a prisão em flagrante de um empresário de Paraíso no mês de fevereiro, o qual mantinha um laboratório de refino e produção de derivados de cocaína. No decorrer das investigações foi apurado que o sujeito possuía um estabelecimento comercial na cidade sobre o qual recaem suspeitas de estar sendo usado para lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas por ele realizado. Dessa forma foram cumpridos mandados de busca e apreensão, na semana passada visando levantar mais dados sobre os estabelecimentos.

Com o aprofundamento das investigações foram identificadas pessoas que forneciam contas bancárias para o recebimento de expressivos valores do narcotráfico, assim como foram identificados outros indivíduos responsáveis por movimentar estas contas a mando do líder da associação criminosa que está preso.

De acordo com o delegado Antônio Onofre, esta segunda etapa da operação visa prender pessoas envolvidas diretamente na lavagem do dinheiro oriundo do comércio de entorpecentes, os quais pulverizavam o dinheiro sujo para outras contas bancárias no intuito de evitar a apreensão dos valores e manter o proveito do crime.

“Durante as investigações, conseguimos identificar que após a prisão do responsável por gerenciar o laboratório das drogas, no último mês de fevereiro, terceiros passaram a movimentar as contas bancárias que recebiam o dinheiro sujo do tráfico, os quais foram devidamente identificados, tendo sido decretadas suas prisões preventivas”, disse o delegado.

Na ocasião, os policiais civis prenderam três homens, 38, 31, e 29 anos, e duas mulheres, 25 e 23 anos, que foram conduzidos até a sede da 6ª DEIC e após os procedimentos legais cabíveis, recolhidos à Unidade Penal Regional de Paraíso, estando à disposição do Poder Judiciário. “O principal investigado, que já se encontra preso, agora também responderá pelo crime de lavagem e ocultação de capitais”, frisou o delegado.

A ação contou com apoio das equipes de policiais civis que integram as demais Delegacias de Paraíso do Tocantins.

Foto: Divulgação/DICOM SSP TO



FONTE

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Esmat realiza primeira turma da Oficina Linguagem Simples para equipes da Corregedoria-Geral da Justiça

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) realizou, nos dias 10 e 11 de fevereiro,…

40 minutos ago

Colinas recebe formação para fortalecer atuação na Oficina de Parentalidade e Divórcio

Colinas do Tocantins recebe, nesta semana, a Formação de Expositores da Oficina de Parentalidade e…

2 horas ago

Como preparar sua startup para vender para grandes empresas | ASN Tocantins

Para startups que buscam crescer vendendo produtos ou serviços para grandes corporações, o caminho envolve…

2 horas ago

Confira dicas do Sebrae para pequenos negócios lucrarem no Carnaval | ASN Tocantins

Enquanto foliões esperam pelo Carnaval para se divertir, a hora é de lucrar para grande…

2 horas ago

Tribunal do Júri de Araguaína condena dupla por homicídio qualificado motivado por ameaça familiar

Após o Conselho de Sentença reconhecer a materialidade e a autoria do assassinato de Agostinho…

5 horas ago

Senadora Dorinha articula caravana do microcrédito e reforça agenda de desenvolvimento regional para o Tocantins • Senadora Professora Dorinha

A senadora Professora Dorinha (União) se reuniu, nesta quarta-feira (11), com o Ministro interino da…

5 horas ago