Categories: Estado

Política antimanicomial do Poder Judiciário é apresentada a gestores de assistência social em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Tocantins


O juiz Allan Martins Ferreira apresentou a política antimanicomial do Poder Judiciário do Tocanitns (PJTO) com base na Resolução nº 487/23 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante a 153ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-TO) realizada na manhã desta quarta-feira (18), no auditório da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), no Sistema Nacional de Emprego (Sine), na Avenida Teotônio Segurado.

O magistrado é integrante do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tocantins (GMF), e coordenador do Grupo de Trabalho Interinstitucional em Saúde Mental no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Tocantins (GTI/TJTO) e pontua que: “um dos principais objetivos foi apresentar aos gestores municipais de assistência social a Resolução 487 e invocar para que estes gestores atuem em rede com vistas a identificar quantas pessoas serão público-alvo, inicialmente”.

Comitê Estadual da Política Antimanicomial

O Comitê Estadual Interinstitucional de Monitoramento da Política Antimanicomial foi instituído para analisar casos de pessoas em conflito com a lei que possuam algum sofrimento psíquico. Atualmente, são 18 casos no estado a serem analisados por equipes multiprofissionais – psiquiatras, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, pedagogos.

Integram o Comitê, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e as secretarias estaduais da Saúde (SES-TO), de Cidadania e Justiça (Seciju) e da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), além das Secretarias Municipais de Saúde de Palmas, Araguaína e Gurupi e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (Cosems-TO), Conselhos Regionais de Medicina Psicologia e Serviço Social, e as universidades Federal do Tocantins, Católica e Ulbra. E ainda o Ministério Público Estadual (MPE-TO), a Defensoria Pública do Estado (DPE-TO) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO).

CIB-TO

A Comissão Intergestores Bipartite do Tocantins (CIB-TO) é um espaço de diálogo, negociação e pactuação formado por gestores municipais e estaduais de assistência social. As discussões são norteadas pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), e aspectos operacionais da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Participação

Além do juiz Allan Ferreira, o evento contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Social (Setas), Jonis Calaça e representantes de 128 municípios de todo o estado.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Segunda Etapa do Concurso – Provas Escritas

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informa que, para a Segunda Etapa do Concurso – Provas…

6 horas ago

Em Brasília, Tribunal de Justiça do Tocantins participa do Conip 2025 com apresentação de case finalista no prêmio

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) marcou presença na 20ª edição do Congresso de…

24 horas ago

TJTO leva serviços e atendimentos à população de Miracema

O Colégio Tocantins, em Miracema, foi o ponto de partida para o primeiro encontro do…

1 dia ago

Presidente do TJTO é condecorada com Ordem do Mérito Dom Bosco

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) realizou nesta sexta-feira (29/8), em Brasília,…

1 dia ago

Nota de Pesar pelo falecimento da senhora Niclair Alves Caetano, mãe da servidora Lauane Caetano

O Tribunal de Justiça manifesta o seu pesar pelo falecimento da senhora Niclair Alves Caetano,…

1 dia ago

Prefeitura mantém cronograma semanal de lavagem das feiras livres de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura mantém cronograma semanal de lavagem das feiras livres de Palmas Todas as oito feiras…

1 dia ago