Data marca o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+; mas você conhece a história por trás desse marco no calendário?
Os anos 1950 e 1960 nos Estados Unidos foram caracterizados por uma política intensa de repressão à diversidade sexual. Naquela época, gays e lésbicas eram proibidos de frequentar bares, e travestis poderiam ser presas por vestirem roupas “femininas”. O Stonewall Inn, localizado em Greenwich Village, na cidade de Nova York, era um bar que permitia a entrada de pessoas gays, o que o tornou um local popular entre a comunidade LGBTQIA+. No dia 28 de junho de 1969, o bar se tornou o epicentro de uma revolução pela garantia dos direitos fundamentais. A revolta de Stonewall foi uma resposta às frequentes batidas policiais e à opressão enfrentada pela comunidade LGBTQIA+ na época. Na noite de 28 de junho de 1969, quando a polícia invadiu o bar, as pessoas presentes decidiram resistir e enfrentar a violência, em vez de se submeterem às prisões e humilhações habituais.
A partir desta data, uma série de manifestações tomaram conta das ruas ao redor do bar, marcando o início de um movimento pela luta e respeito da comunidade LGBTQIA+ em todo o mundo. Marsha P. Johnson e Sylvia Rivera foram figuras importantes e precursoras dessa luta. Juntas, elas criaram a STAR (Street Transvestite Action Revolutionaries), uma organização de acolhimento a jovens trans e pessoas não-brancas sem-teto. Infelizmente, Marsha perdeu a vida durante essa tomada de frente do movimento. Ela foi encontrada sem vida no dia 6 de julho de 1992, no píer do rio Hudson. No entanto, a polícia de Nova York considerou o caso como um suicídio. Porém, a versão dada pelas autoridades é contestada pelos amigos e conhecidos de Marsha que lutam, até os dias de hoje, por justiça pela morte da ativista.
Portanto, o mês de junho é conhecido internacionalmente como mês do orgulho, e a data do dia 28 marca o dia em que a comunidade LGBTQIA+ começou a lutar por seus direitos e garantias fundamentais. Durante todo mês, paradas LGBTQIA+ acontecem em vários lugares do mundo — São Paulo obtém o recorde de maior evento neste segmento. O mega evento que ocorreu na Avenida Paulista no último dia 11 de junho reuniu cerca de 4 milhões de pessoas e movimentou a economia da cidade em diferentes setores.
A publicidade de casos de Tribunal do Júri envolvendo feminicídio, a ampliação do uso de…
Fiscalização flagra motocicleta com placa adulterada em Palmas Condutor foi conduzido à delegacia após flagrante;…
Oficina de Libras e Atendimento Humanizado na Saúde capacita servidores do SUS de Palmas Capacitação…
Equipes recebem uniformes para participar da Superliga das Américas 2025 de Vôlei Adaptado Idosos do…
Ministro Zanin transforma prisão preventiva de Siqueira Campos em domiciliar após infarto. Nesta terça-feira (8),…
Com o tema Tração: a produtividade e inovação que faz o seu negócio andar, o…