A promotora de Justiça Isabelle Figueiredo visitou, em Palmas, um dos pontos de atendimento da Semana Nacional do Registro Civil (Registre-se), iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça que conta com o apoio do Ministério Público do Tocantins (MPTO).
O mutirão segue até esta sexta-feira, 12, com a emissão de segunda via de certidão de nascimento, casamento ou óbito para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica.
A apresentação da certidão de nascimento é, no Brasil, exigência fundamental e indispensável para a solicitação de outros documentos, como carteira de identidade, título de eleitor e CPF. Portanto, a incapacidade de atender a esse requisito significa a exclusão de direitos previstos nas políticas governamentais de assistência social.
O atendimento está sendo realizado em 11 pontos estratégicos espalhados pela cidade. Nos cartórios de Registro Civil, o expediente é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. Já nos Cras e Creas, o atendimento segue uma escala para atender todas as regiões da cidade.
A Semana Nacional do Registro Civil conta com a parceria das corregedorias estaduais e é realizada em todas as capitais do país. Em Palmas, o mutirão também tem o apoio da prefeitura da Capital, Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), Ministério Público do Estado, Defensoria Pública Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Tocantins, Instituto de Identificação e Papiloscopia Forense e Conselho Municipal das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Palmas.
Prefeitura de Palmas amplia ações de conservação urbana em diferentes regiões Serviços abrangem cuidados com…
Prefeitura intensifica manutenção de áreas com vegetação na Av. JK, na Arso 142 e na…
Município de Palmas realiza força-tarefa de limpeza de bocas de lobo para prevenir alagamentos no…
Prefeitura de Palmas fortalece formação profissional e consolida a Escola de Saúde Pública de Palmas…
Palmas encerra programação natalina em clima de confraternização em Taquaruçu Grande Programação conta com mais…
Empreendedorismo, regularização fundiária e geração de empregos impulsionam desenvolvimento econômico de Palmas Ações da Secretaria…