Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Devido à existência de vício de constitucionalidade, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), representado pela Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), emitiu recomendação administrativa ao prefeito de Colinas do Tocantins, requerendo alterações na Lei n. 1.757/2023, que trata da concessão de licenças sem remuneração e por tempo indeterminado aos servidores municipais. O município foi notificado nesta terça-feira, 18.

O documento estipula um prazo de 60 dias para que o Município estabeleça um período razoável para a concessão de licenças, evitando que os servidores públicos se afastem do trabalho indefinidamente e sem remuneração,  situação que pode resultar em escassez de mão de obra e  contratação em massa de funcionários temporários.

Para o MPTO, a concessão de licença para tratar de interesses particulares de forma demasiada e sem prazo definido também burla a regra do concurso público, já que os servidores são licenciados e não exercem o cargo para o qual foram aprovados – nem o desocupam, nem pedem vacância, tampouco exoneração.

Desta forma, a recomendação busca garantir a preservação de princípios fundamentais da administração pública, como o interesse público, a eficiência, a razoabilidade, a proporcionalidade e a realização de concursos públicos.

Dados

Após investigações conduzidas pelo MPTO, foi constatado que atualmente 36 servidores públicos efetivos se beneficiam dessa licença, o que representa 5,6% do total de servidores efetivos.

Foi identificada, no Município de Colinas do Tocantins, a existência de 210 contratos temporários. Na área da educação, por exemplo, existem 12 servidores afastados e 24 contratados temporariamente.

Fundamentação

Segundo o Procedimento Administrativo de Controle de Constitucionalidade (PACC) instaurado pelo MPTO, a licença para tratar de interesses particulares é uma licença não remunerada, concedida ao servidor estável, observado o interesse da Administração Pública, que tem previsão de até três anos nos respectivos estatutos dos servidores públicos federais e do Estado do Tocantins. (Leis n. 8.112/90 n. 1.818/07).





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Casamento Comunitário de 110 casais marca encerramento do Pop Rua Jud

O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…

6 horas ago

Mais de 900 atendimentos mobiliza 2ª edição do Pop Rua Jud

“Sensação de dever cumprido!”, disse a coordenadora dos voluntários, servidora do Tribunal de Justiça do…

7 horas ago

“Aqui, estamos em pé de igualdade, todos sendo ajudados”, diz juiz do CNJ no 2º Pop Rua Jud

“Não nos preocupemos com números, preocupemos com as vidas que iremos mudar”. A fala do…

9 horas ago

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira Sub-15 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira…

11 horas ago

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 Ciclo…

11 horas ago

após júri, homem é condenado a mais de 13 anos de prisão por tentativa de homicídio

Decisão do Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Palmas condenou, na quinta-feira (11/9),…

11 horas ago