Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Durante a abertura oficial dos trabalhos presenciais da Correição Ordinária Temática em Direitos Fundamentais, realizada pela Corregedoria Nacional do Ministério Público (CNMP) nesta segunda-feira, 29 de julho, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Palmas, o projeto Caminhos para Proteção: Chega de Violência nas Escolas, idealizado pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), foi destacado e elogiado. Além de abordar os desafios relacionados à violência nas escolas, a iniciativa das 10ª e 20ª Promotorias de Justiça da capital  tem como objetivo fortalecer a rede de proteção da criança e do adolescente, bem como promover um ambiente escolar seguro e pacífico.

O corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias da Costa, enfatizou o apoio da Corregedoria ao projeto. “A instituição abraça esse projeto. Temos que ter atuações preventivas e pontuais e este é um exemplo de sucesso que pode ser utilizado por vários estados brasileiros ao garantir o enfrentamento dos diversos problemas de ordem socioeconômica que impactam estudantes e comprometem a aprendizagem”, destacou ele.

Ele também compartilhou os diversos temas abordados durante a Correição, tais como a defesa da infância e juventude, o apoio à mulher em situação de violência doméstica e familiar, a prevenção e combate à discriminação racial e à violência contra a comunidade LGBTQIAPN, a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, o combate à macrocriminalidade, a proteção dos dados pessoais dos cidadãos, entre outros assuntos.

“Nós temos uma pauta aqui central que é a aproximação do membro e da membra do Ministério Público com a sociedade. Nós queremos um promotor e uma promotora próximo do cidadão, próximo da cidadã, que esteja presente também nas unidades, comparecendo e atendendo a população como todo, prestando assim um melhor serviço possível para a população e para a sociedade tocantinense”, reforçou.

Diálogo

Em discurso durante a solenidade de abertura, o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, pontuou o diálogo  e a sintonia com a Corregedoria Nacional, além da prestação de serviço e garantia aos direitos dos tocantinenses. “É um momento muito importante para nós, onde são feitos apontamentos que visam buscar o aperfeiçoamento da instituição para que possamos oferecer, a cada dia, um serviço com mais qualidade para a nossa sociedade”, comentou ele.

O corregedor-geral do MPTO, Moacyr Camargo, elogiou a atuação da Corregedoria Nacional salientando que o órgão, além do papel corretivo, tem um papel orientativo. “O Ministério Público do Tocantins, como qualquer outro Ministério Público, precisa ser acompanhado. O acompanhamento traz frutos. É como a água que rega um jardim, no sentido de que ideias virão, informações virão e nós estamos aqui para apresentarmos o que temos de melhor de ideias e inovações, mas também estamos para receber as orientações que serão necessárias caso existam”, salientou. 

Solenidade

A solenidade de abertura contou com a participação de membros do CNMP e do MPTO, além de servidores e colaboradores da instituição.

Participaram também o  subprocurador-geral de Justiça, Marcelo Ulisses Sampaio, a juíza auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Rosa Maria Gazire Rossi; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do Tocantins, Esmar Custódio Vêncio Filho; a vice-presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Tocantins, Priscila Madruga Ribeiro Gonçalves; o coordenador-geral da Corregedoria Nacional, Rinaldo Reis Lima; a diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional da Escola Superior do MPTO, Vera Nilva Álvares Rocha Lira; a coordenadora de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, Karina Soares Rocha;  a coordenadora de Inovações da Corregedoria Nacional, Fernanda Alves Pöppl; o presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Pedro Evandro De Vicente Rufato; o chefe de gabinete da PGJ, promotor de Justiça Abel Andrade Leal, e o assessor especial da PGJ, promotor de Justiça Celsimar Custódio. 

Correição

A Correição Ordinária teve início de forma virtual no dia 22 de julho nos municípios de Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Colinas do Tocantins, Araguatins, Guaraí e Tocantinópolis. Atualmente, a Correição está sendo realizada de forma presencial na cidade de Palmas.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Eduardo Siqueira Campos nomeia Vinícius Tundela como presidente da Fundesportes | Prefeitura Municipal de Palmas

A posse teve a presença ilustre do secretário Nacional do Esporte Amador, Educação, Lazer e…

3 horas ago

Parceria entre Prefeitura de Palmas e Governo Federal garante entrega da Casa da Mulher Brasileira | Prefeitura Municipal de Palmas

Parceria entre Prefeitura de Palmas e Governo Federal garante entrega da Casa da Mulher Brasileira…

14 horas ago

Eduardo Siqueira Campos recebe conselheiros dos Tribunais de Contas em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Autoridades recepcionados pelo prefeito são do Tocantins, Rio Grande do Sul e representantes de províncias…

15 horas ago

Procon Municipal realiza Operação Comércio Consciente nesta quarta-feira, 5 | Prefeitura Municipal de Palmas

Procon Municipal realiza Operação Comércio Consciente nesta quarta-feira, 5 Durante ação serão distribuídos exemplares do…

17 horas ago

Com proposta criativa e sustentável, Sabores do Jalapão vence Inova Cerrado | ASN Tocantins

Inovação, sustentabilidade e empreendedorismo marcaram a premiação do Inova Cerrado – Módulo ideação. No evento,…

18 horas ago

Região dos Aurenys recebe força-tarefa de limpeza da Prefeitura de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Região dos Aurenys recebe força-tarefa de limpeza da Prefeitura de Palmas Ação da Secretaria Municipal…

18 horas ago