A partir desta quinta-feira, 1º, mensagens por um voto consciente e por uma participação ativa do cidadão nas eleições municipais de 2024 farão parte do cotidiano de todos os tocantinenses. Graças à campanha publicitária Ministério Público Presente por um Voto Consciente, que chegará às pessoas pela televisão, rádio, sites de notícias e redes sociais, alcançando todas as localidades do estado.
Idealizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), a campanha foi lançada, em Palmas, com a presença de autoridades e de representantes de dezenas de veículos de comunicação do estado, que aderiram voluntariamente à iniciativa.
Objetivo
A ação de comunicação tem entre seus objetivos explicar aos cidadãos quais práticas são vedadas durante a campanha eleitoral e incentivá-los a denunciar os casos ao Ministério Público, órgão que fiscaliza a legalidade de todo o processo eleitoral.
Período da ação
A ação publicitária conta com dezenas de peças, planejadas para cada etapa da campanha eleitoral, abrangendo até o dia da votação. A campanha foi concebida em um trabalho conjunto da Assessoria de Comunicação e do Grupo de Trabalho para o Apoio ao Exercício da Função Eleitoral (GT-Eleitoral) do MPTO.
Amplitude nacional
Graças à adesão de 26 unidades do Ministério Público brasileiro, a campanha se estendeu para outros estados e ganhou caráter nacional.
Avaliações
No evento de lançamento, o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, avaliou que a iniciativa só terá seu objetivo alcançado graças à adesão dos diversos veículos de comunicação do estado. “O Ministério Público é muito grato pela contribuição da imprensa, que é uma das nossas parceiras mais constantes e mais importantes”, avaliou o procurador-geral de Justiça.
Presente no Tocantins para a realização de correição ordinária, o corregedor nacional do Ministério Público, ngelo Fabiano Farias, participou do evento de lançamento e considerou a campanha como “fundamental para a conscientização da população e para a defesa da cidadania”.
Ao apresentar a campanha, a chefe da Assessoria de Comunicação do MPTO, Denise Soares Dias, considerou: “Que este lançamento marque o início de uma campanha que promova a conscientização dos cidadãos sobre a importância do voto consciente e da participação ativa na construção de uma sociedade mais justa e democrática”.
Presenças
Também estiveram presentes no evento de lançamento o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Jonas Demostene Ramos; o coordenador do GT-Eleitoral, Saulo da Costa Vinhal; o presidente da Associação Tocantinenses do Ministério Público (ATMP), Pedro Evandro de Vicente Rufato; o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior; o assessor especial da Procuradoria-Geral de Justiça, Celsimar Custódio Silva; a diretora-geral do MPTO, Alayla Milhomem; e a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor), Alessandra Bacelar.
23/10/2025 - 12:07 Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Deputados reunidos nesta quinta A…
Alunos da rede municipal de Palmas participam de conscientização sobre saúde bucal Ação ocorre em…
Programa Saber para Servir celebra Dia do Servidor Público com debate sobre direitos Evento aborda…
Palmas cria Núcleo de Cidadania de Adolescentes e avança rumo à certificação do Selo Unicef…
Baile dos anos 60 encerra projeto com idosos do Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier…
Mais do que palavras faladas ao vento, uma entrega de “obras” que “cantam aos corações”…