Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Buscando uma maior precisão e agilidade na investigação de crimes praticados no estado, o Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) ingressou, na última sexta-feira, 16, com ação judicial em que visa obrigar o Estado a liberar o acesso do sistema Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE) para os peritos da Polícia Civil.

É neste sistema que são realizados os registros de ocorrência, inquéritos policiais e demais procedimentos da Polícia Civil, bem como onde são juntados os laudos produzidos pelos peritos oficiais do Estado (peritos criminais e médicos legistas). Apesar disso, os peritos não contam com acesso ao sistema PPE.

O entendimento do Gaesp é de que a falta de acesso à plataforma compromete os serviços dos peritos, que deveriam ter como rotina consultar o PPE durante a elaboração dos laudos periciais para verificar as circunstâncias delitivas de cada caso, o que otimizaria a qualidade de suas análises.

Também é avaliado pelo Gaesp que a inclusão dos laudos no sistema, pelos próprios peritos, reduz o retrabalho, agiliza as atividades e evita situações de ampliação de prazos para a conclusão das diligências.

Há pelo menos três anos os peritos tentam, por meio de trâmites internos da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP), a liberação do seu acesso ao sistema. A primeira tratativa foi registrada em 2021, por meio de solicitação, via ofício, direcionada à Superintendência de Inteligência e Estratégia.

Neste ano de 2024, o próprio Gaesp interveio, recomendando à Secretaria Estadual da Segurança Pública a liberação de acesso ao PPE para todos os cerca de 270 peritos. No entanto, a resposta obtida foi de que o assunto está sob análise desde 2021, mas que ainda não houve conclusão.

Assinam a ação civil pública os promotores de Justiça João Edson de Souza (coordenador do Gaesp), Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira e Rafael Pinto Alamy (membros do Gaesp).





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Presidente do TJTO destaca avanços e compromisso institucional ao abrir o Ano Judiciário 2026, em sessão histórica

“Dou início aos trabalhos judiciais de 2026 com a mesma responsabilidade e comprometimento do dia…

4 horas ago

Em abertura do Ano Judiciário, corregedor-geral da Justiça compartilha balanço de 2025 e perspectivas para 2026

“Iniciamos o Ano Judiciário de 2026 convictos de que a Corregedoria-Geral da Justiça seguirá exercendo…

5 horas ago

Cursos presenciais, semipresenciais e autoinstrucionais marcam a agenda da Esmat em fevereiro

O mês de fevereiro marca o início da agenda de cursos e de eventos promovidos…

6 horas ago

Prioridades do governo para 2026 incluem fim da escala 6×1, regulação do trabalho por aplicativo e segurança pública – Notícias

02/02/2026 - 17:20   Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Rui Costa (E) entrega mensagem aos presidentes…

6 horas ago

Judiciário do Tocantins disponibiliza relatórios de atividades em formato online e versão em linguagem simples

Pela primeira vez, o Poder Judiciário tocantinense publica uma versão impressa, em linguagem simples,  do…

7 horas ago

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 6/2 a 13/2

Portaria Nº 262 de 30 de janeiro de 2026 Dispõe sobre a escala de…

11 horas ago