Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Buscando uma maior precisão e agilidade na investigação de crimes praticados no estado, o Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) ingressou, na última sexta-feira, 16, com ação judicial em que visa obrigar o Estado a liberar o acesso do sistema Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE) para os peritos da Polícia Civil.

É neste sistema que são realizados os registros de ocorrência, inquéritos policiais e demais procedimentos da Polícia Civil, bem como onde são juntados os laudos produzidos pelos peritos oficiais do Estado (peritos criminais e médicos legistas). Apesar disso, os peritos não contam com acesso ao sistema PPE.

O entendimento do Gaesp é de que a falta de acesso à plataforma compromete os serviços dos peritos, que deveriam ter como rotina consultar o PPE durante a elaboração dos laudos periciais para verificar as circunstâncias delitivas de cada caso, o que otimizaria a qualidade de suas análises.

Também é avaliado pelo Gaesp que a inclusão dos laudos no sistema, pelos próprios peritos, reduz o retrabalho, agiliza as atividades e evita situações de ampliação de prazos para a conclusão das diligências.

Há pelo menos três anos os peritos tentam, por meio de trâmites internos da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP), a liberação do seu acesso ao sistema. A primeira tratativa foi registrada em 2021, por meio de solicitação, via ofício, direcionada à Superintendência de Inteligência e Estratégia.

Neste ano de 2024, o próprio Gaesp interveio, recomendando à Secretaria Estadual da Segurança Pública a liberação de acesso ao PPE para todos os cerca de 270 peritos. No entanto, a resposta obtida foi de que o assunto está sob análise desde 2021, mas que ainda não houve conclusão.

Assinam a ação civil pública os promotores de Justiça João Edson de Souza (coordenador do Gaesp), Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira e Rafael Pinto Alamy (membros do Gaesp).





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 Obra…

1 minuto ago

Comarca de Araguaína adere, mais uma vez, à Campanha Papai Noel dos Correios

A Comarca de Araguaína participou, mais uma vez, da Campanha Papai Noel dos Correios, iniciativa…

23 minutos ago

Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a saúde pública em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a…

30 minutos ago

Prefeitura de Palmas amplia infraestrutura esportiva em 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas amplia infraestrutura esportiva em 2025 Investimentos garantiram mais quatro quadras poliesportivas em…

58 minutos ago

Sistemas administrativos do Poder Judiciário terão parada técnica de sexta a segunda-feira (19 a 22/12)

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) informa que a infraestrutura hiperconvergente (HCI) passará por…

1 hora ago

Prefeitura reforça cronograma de limpeza externa nas unidades de saúde durante período chuvoso | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura reforça cronograma de limpeza externa nas unidades de saúde durante período chuvoso Medida considera…

1 hora ago