Em uma demonstração de solidariedade e engajamento com a comunidade, a Escola Cívico-Militar Estadual Maria dos Reis Barros realizou uma expressiva arrecadação de produtos de higiene pessoal e limpeza. A iniciativa faz parte do projeto “Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania”, promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP).
Na última terça-feira, 2, uma comissão avaliadora do Ministério Público do Tocantins (MPTO) visitou a escola para contabilizar os donativos e atribuir a pontuação correspondente. O resultado foi impressionante: a escola arrecadou 2.917 produtos e alcançou 6.153 pontos.
Os itens arrecadados serão doados a instituições filantrópicas, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade. Entre os produtos de higiene pessoal mais arrecadados estão escovas de dente (495), absorventes (287) e sabonetes (267). Já na categoria de limpeza, destacam-se papel higiênico (668), detergente de louça (330) e sabão em barra (68).
O projeto “Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania”, iniciado em 2023, busca fortalecer a consciência sobre direitos humanos e cidadania entre estudantes. Nesta edição, contempla alunos da Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros, em Palmas, e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Paraíso do Tocantins.
Através de palestras, orientações e trabalho de campo, os alunos foram incentivados a identificar problemas locais e encaminhá-los ao Ministério Público, promovendo uma participação ativa na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A iniciativa demonstra o poder transformador da educação e o impacto positivo que jovens engajados podem gerar em suas comunidades.
Premiação
Como forma de incentivar a participação, o projeto premiará as três equipes com os melhores Relatórios Práticos de Cidadania ganharão notebooks, smartphones ou tablets; e a equipe vencedora viajará ao Jalapão. Já na no Concurso de Redação, os três primeiros lugares também ganharão a viagem.
A data da cerimônia de encerramento, com apresentação dos resultados e entrega da premiação, será em 29 de novembro, Dia Estadual do Ministério Público.
Itens arrecadados
(Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP)
Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 Ação promovida…
Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início, nesta sexta-feira (4/7), à primeira edição…
O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas…
Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e…
Prefeitura de Palmas orienta população sobre o combate ao trabalho infantil Material de divulgação é…