Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Na rede de proteção aos direitos da criança e do adolescente, a missão do conselheiro tutelar é uma das mais importantes. É ele quem tem a função, em grande parte dos casos, de notificar e informar às autoridades em relação ao descumprimento das leis que garantem a plena defesa de jovens que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído em 1990, estabelece que o Conselho Tutelar é um órgão autônomo e independente, com atribuição de proteger e resgatar aqueles que, por algum motivo, tenham seus direitos violados.

E foi por meio das garantias previstas na Constituição, no ECA e nas legislações que regem o tema, que a conselheira tutelar Marcela Milene Guedes Quini conseguiu resgatar, numa residência em Palmas, uma criança de sete anos que tem deficiência intelectual e foi abandonada pela mãe. O caso ocorreu este ano.

“Foi um caso emblemático e que me impressionou muito. A criança ficou quase 24 horas abandonada. Por meio da denúncia de vizinhos, chegamos na residência e prestamos as primeiras assistências. Ela estava sem comer, sem ir ao banheiro e completamente sozinha. A encaminhamos a um abrigo institucional, e posteriormente, a guarda dela foi concedida à avó. Numa ação rápida e amparada na lei, salvamos essa garota”, contou Marcela.

Por essas e outras razões, a eleição para o cargo de conselheiro tutelar, nos 139 municípios tocantinenses, em outubro deste ano, é tão importante, como ressalta o promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije), do Ministério Público do Tocantins (MPTO).

“São os conselheiros tutelares que lidam diretamente com o problema. Eles são o que a gente chama de ‘soldados’, que estão na linha de frente, no campo de batalha. É, na maioria das vezes, quem tem o primeiro contato com a criança ou o adolescente que se encontra em risco. Um dos atores principais nessa rede de proteção, é o conselheiro que requer o serviço público eventualmente em falta, é ele que articula, que solicita o apoio da saúde, da educação e da assistência social do Município ou do Estado”, afirmou o promotor.

Ele alerta, ainda, para o baixo número de inscritos ao cargo. Em Palmas, por exemplo, inscreveram-se apenas 63 pessoas. Ao todo, serão eleitos 20 conselheiros e 20 suplentes na capital. Por isso, as inscrições foram prorrogadas até 30 de maio.

Nos demais municípios do Estado, os interessados devem buscar informações junto às prefeituras sobre o prazo final das inscrições. Em muitas delas, o período foi prorrogado.

Sidney chama atenção para que os gestores públicos deem especial atenção à infraestrutura dos Conselhos. “As políticas que envolvem a criança e o adolescente devem ser prioridade de qualquer gestor. É um princípio básico da Administração Pública. O que é mais importante e mais urgente, por exemplo, do que proteger e garantir os direitos de um jovem que teve o direito violado?”, alertou.

Urnas eletrônicas

Articulação do Ministério Público do Tocantins junto ao Tribunal Regional Eleitoral vai permitir que o pleito ocorra com utilização de urnas eletrônicas em todo o Estado, tornando o processo mais ágil e confiável. (Texto: João Pedrini/MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Com apoio de intérprete de Libras, mutirão é realizado em Palmas e aprova mais de 100 acordos de não persecução penal

O mutirão de audiências realizado na Comarca de Palmas aprovou 110 Acordos de Não Persecução…

10 minutos ago

Mais de mil currículos já estão cadastrados nas vagas ofertadas pelo Mutirão Palmas Mais Empregos | Prefeitura Municipal de Palmas

Mais de mil currículos já estão cadastrados nas vagas ofertadas pelo Mutirão Palmas Mais Empregos…

51 minutos ago

oficina orienta servidores e incentiva cuidado preventivo com a saúde masculina

Como parte da campanha do Novembro Azul, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) promoveu…

1 hora ago

Equipe técnica da Semed formaliza entrega de relatório para a Comissão Coordenadora de Monitoramento e avaliação do PME | Prefeitura Municipal de Palmas

Equipe técnica da Semed formaliza entrega de relatório para a Comissão Coordenadora de Monitoramento e…

1 hora ago

Tocantins leva experiência e diálogo qualificado ao Congresso Nacional do Judiciário para a Saúde, em Fortaleza (CE)

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) integrou a programação do IV Congresso do Fórum…

2 horas ago

Prefeitura de Palmas reforça linhas do transporte público para atender estudantes durante o Enem 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas reforça linhas do transporte público para atender estudantes durante o Enem 2025…

2 horas ago