Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Em audiência administrativa realizada com o Ministério Público do Tocantins (MPTO) nesta quarta-feira, 18, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas assegurou o fornecimento de medicamentos no Núcleo de Assistência Henfil. O encontro teve como motivação uma denúncia de falta de medicamentos, que motivou inspeção no local, na terça-feira, 19. 

A Secretaria reforçou que o abastecimento de medicamentos para o tratamento do HIV e hepatites, especialidades do Henfil, está assegurado.

Na oportunidade, representantes do Município esclareceram  ao promotor de Justiça Thiago Ribeiro que a denúncia se referia à escassez de alguns medicamentos que, embora disponíveis na farmácia básica da rede municipal, estavam temporariamente em falta no Henfil durante a inspeção. 

Participaram do encontro, na sede do MPTO,  representantes da secretaria, do Conselho Municipal de Saúde e da associação Casa A+, que apoia os pacientes atendidos no Henfil. 

Outras demandas

Durante a audiência, a Casa A+ apresentou outras demandas, como a necessidade de ampliação no quadro de profissionais para possibilitar a realização de exames laboratoriais também no turno vespertino. Atualmente, são realizados somente das 7 às 13 horas. Membros da Secretaria da Saúde de Palmas explicaram que o último concurso da Saúde do Município não teve demanda suficiente para preenchimento das vagas de técnicos de enfermagem e que estão em busca de contratar profissionais da área. 

Outra demanda da Casa A+ diz respeito à demora na realização dos exames HTLV I e II que, segundo a associação, tem gerado espera superior a 30 dias. A Secretaria de Saúde explicou que faz a coleta, mas que a realização do exame é de responsabilidade do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) e que buscaria junto ao governo estadual, responsável pela gestão do laboratório, providências para acelerar os resultados.

Atualmente, cerca de 2.200 pacientes são atendidos no Henfil, principalmente demandas de HIV e hepatite A e B.

(Texto: Geraldo Neto / Ascom MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO revoga resoluções e consolida Central de Processamento Eletrônico

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) revogou, por meio da Resolução nº 29, de…

9 horas ago

Ex-diretor do INSS admite receber mais de R$ 2 milhões de empresas ligadas ao “Careca do INSS”, mas nega envolvimento em desvios – Notícias

27/10/2025 - 20:51   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Alexandre Guimarães admitiu que a…

10 horas ago

Comarca de Gurupi define pauta da 8ª Temporada do Tribunal do Júri; sorteio de jurados será dia 29/10

O juiz Jossanner Nery Nogueira Luna, titular da Vara Especializada no Combate à Violência Contra…

10 horas ago

Prefeitura de Palmas lança nesta quarta, 29, Projeto Juntos pela Inclusão: Cuidar de quem Cuida | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas lança nesta quarta, 29, Projeto Juntos pela Inclusão: Cuidar de quem Cuida…

11 horas ago

TJTO abre Semana da Saúde com reflexão sobre o sentido da vida

“Que ser humano você quer ser ao final da sua vida?” Foi com essa pergunta…

11 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza manutenção nas vias de acesso ao Cemitério Municipal Jardim da Paz | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza manutenção nas vias de acesso ao Cemitério Municipal Jardim da Paz…

11 horas ago