Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Em uma celebração do conhecimento e da cidadania, seis estudantes da Escola Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros, em Palmas, foram premiadas com uma viagem cultural ao Jalapão. Essa conquista é fruto do desempenho no projeto “Aprendendo Direito, Resgatando Cidadania”, idealizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP). 

As vencedoras do concurso de redação, Ana Kely da Silva Sousa, Ketllem Rauane dos Santos Brandão e Patricia Miranda de Sousa, e as autoras do Relatório Prático de Cidadania, Celina Ferreira Lima, Livia Ribeiro e Sarah dos Reis Wanderley Xavier, demonstraram não apenas domínio da escrita e da pesquisa, mas também um  comprometimento com a construção de um futuro mais justo e igualitário. Seus trabalhos abordaram temas como cidadania, desigualdade, direitos humanos e educação, refletindo a importância do projeto em despertar o senso de responsabilidade e protagonismo social dos jovens estudantes. 

A viagem ao Jalapão, um paraíso natural, proporcionou-lhes a oportunidade de ampliar seus horizontes, vivenciar a cultura e se conectar com a natureza. Livia Ribeiro, uma das premiadas, compartilha sua empolgação: “Conhecer o Jalapão, que eu só via nas redes sociais, foi incrível. Os fervedouros, as cachoeiras, tudo é lindo. Mas o que mais me marcou foi a cultura e a tradição do povo quilombola”. Ela deixa um recado para os próximos participantes do projeto: “Se esforcem, estudem e se dediquem, porque a oportunidade de ganhar uma viagem como essa é real. E lembrem-se: a educação transforma vidas”. 

O projeto “Aprendendo Direito, Resgatando Cidadania” e a premiação dessas jovens exemplificam o poder da educação e do engajamento em transformar realidades e construir um futuro para o Tocantins e para o Brasil. “Testemunhar o crescimento das minhas alunas ao longo do projeto ‘Aprendendo Direito, Resgatando Cidadania’ foi inspirador. Ver cada uma delas se transformando em cidadãs ativas e conscientes é a maior recompensa. E poder compartilhar esta experiência única de explorar a beleza exuberante do Jalapão ao lado delas tornou tudo ainda mais especial”, enfatizou o professor de linguagens Wilsoni Nunes da Fonseca. 

O projeto “Aprendendo Direito, Resgatando Cidadania” reuniu 120 estudantes de Palmas e Paraíso, com o objetivo de aproximar o Ministério Público da comunidade. Os alunos aprenderam sobre seus direitos e deveres e fiscalizaram bairros, identificando violações no exercício de diversos direitos. De volta às escolas, produziram relatórios que foram encaminhados ao Ministério Público, resultando em ações para solucionar os problemas. O projeto promoveu educação e cidadania, contribuindo para um Tocantins mais justo.

(Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Aprovado pagamento a servidores de benefícios congelados na pandemia — Senado Notícias

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) o projeto que autoriza os estados, o…

8 horas ago

PEC da polícia científica segue para a Câmara — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição que inclui as polícias científicas entre os órgãos de…

9 horas ago

Plenário adia votação de projetos sobre criação de fundos da Justiça — Senado Notícias

Os projetos que criam quatro fundos ligados ao sistema de Justiça foram retirados da pauta…

10 horas ago

Secretaria Municipal de Educação e Sintet tratam de temas estratégicos para 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Secretaria Municipal de Educação e Sintet tratam de temas estratégicos para 2026 Foram apresentados e…

10 horas ago

Prefeitura de Palmas reformula decreto do Programa Família Extensa para ampliação do público | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas reformula decreto do Programa Família Extensa para ampliação do público Com a…

11 horas ago

1ª Vara Criminal de Palmas define calendário do Júri para 2026 com previsão de 40 julgamentos

O juiz Cledson José Dias Nunes, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Palmas,…

11 horas ago