Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Os promotores eleitorais do Ministério Público Eleitoral de diversas zonas eleitorais do estado participaram nesta quarta-feira, 25, da cerimônia de Preparação das Urnas Eletrônicas para o 1º turno das eleições municipais de 2024, que vão eleger prefeitos e vereadores. A cerimônia foi pública e aberta à participação de instituições fiscalizadoras.

Na etapa de preparação dos equipamentos, as urnas são alimentadas com os sistemas eleitorais oficiais, dados de eleitores e candidatos. Em seguida, são lacradas e identificadas com a zona eleitoral, o município, o local de votação e a seção a que se destinam. 

“A cerimônia de preparação das urnas, que é pública, com participação do Ministério Público, constitui um meio de transparência essencial para a validação da integridade do processo eleitoral por toda a comunidade”, reforçou  o coordenador do Grupo de Atuação Eleitoral, promotor de Justiça Saulo Vinhal. 

Ao todo, 4,9 mil urnas eletrônicas estão sendo preparadas. O Tocantins conta com cerca de 4 mil seções eleitorais, distribuídas em 853 locais de votação. 

As zonas eleitorais e promotores eleitorais que participaram da cerimônia nesta quarta-feira foram os seguintes: Pedro Jainer Passos Clarindo da Silva (1ª zona); Thaís Cairo (3ª zona); Cynthia Assis de Paula (7ª zona); Helder Lima Teixeira (12ª zona); Janete de Souza Santos Intigar (13ª zona); João Neumann Marinho da Nóbrega (22ª zona); Saulo Vinhal da Costa (27ª zona); Jennifer Medrado Ribeiro Siqueira (32ª zona); Rui Gomes Pereira da Silva Neto (34ª zona) e João Edson de Souza (35ª zona).

Fiscal do processo eleitoral

O Ministério Público é o fiscal da legalidade do processo eleitoral, possuindo legitimidade para atuar em todas as fases: inscrição dos eleitores, convenções partidárias, registro de candidaturas, campanhas, propaganda eleitoral, votação e diplomação dos eleitos.

Entretanto, o Ministério Público Eleitoral não possui estrutura própria e é composto por membros do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público dos estados.

O membro do MPF designado para o cargo de procurador regional eleitoral chefia o Ministério Público Eleitoral no estado, enquanto membros do MP exercem a função de promotor eleitoral, atuando em suas respectivas zonas eleitorais.

(Texto: Raquel Oliveira – Ascom MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Plenário adia votação de projetos sobre criação de fundos da Justiça — Senado Notícias

Os projetos que criam quatro fundos ligados ao sistema de Justiça foram retirados da pauta…

6 minutos ago

Secretaria Municipal de Educação e Sintet tratam de temas estratégicos para 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Secretaria Municipal de Educação e Sintet tratam de temas estratégicos para 2026 Foram apresentados e…

20 minutos ago

Prefeitura de Palmas reformula decreto do Programa Família Extensa para ampliação do público | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas reformula decreto do Programa Família Extensa para ampliação do público Com a…

48 minutos ago

1ª Vara Criminal de Palmas define calendário do Júri para 2026 com previsão de 40 julgamentos

O juiz Cledson José Dias Nunes, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Palmas,…

1 hora ago

Casa do Empreendedor de Palmas orienta MEIs sobre como evitar exclusão do Simples Nacional | Prefeitura Municipal de Palmas

Casa do Empreendedor de Palmas orienta MEIs sobre como evitar exclusão do Simples Nacional Microeempreendedores…

1 hora ago

Acesso a setores da região norte é asfaltado em obra executada pela Prefeitura de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Acesso a setores da região norte é asfaltado em obra executada pela Prefeitura de Palmas…

2 horas ago