Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Em audiência pública realizada na cidade de Lajeado nesta quarta-feira, 25, pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), os participantes reforçaram a importância do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora – SFA, como forma de abrigar temporariamente, com mais afeto, crianças e adolescentes em situação de risco ou violação de direitos e que, por esses motivos, não podem permanecer em sua família de origem.

O sucesso, o objetivo e outros esclarecimentos sobre esta modalidade de acolhimento, realizada por famílias previamente cadastradas e capacitadas, foi apresentado às instituições e à comunidade presente pela promotora titular da 2ª Promotoria de Justiça de Miracema do Tocantins, Sterlane de Castro Ferreira.

“É uma função temporária, mas os vínculos são fundamentais para dar a possibilidade de desenvolvimento. Nada como ter uma família que acolha e possibilite a individualidade, a condição de as crianças se sentirem sujeito de direitos”, observou a promotora, reforçando a atuação do MPTO no sentido de garantir que todas as crianças e adolescentes tenham seus direitos assegurados. 

Durante a sua fala, a promotora agradeceu todos parceiros envolvidos na realização do evento e adiantou que novas audiências públicas devem ser realizadas no município e cidades vizinhas visando o envolvimento de todos os setores da sociedade. 

Na oportunidade também foi apresentado o Fundo Especial da Infância e Adolescência (FIA), que representa uma importante fonte de recursos para os municípios, já que ele pode receber até 6% do Imposto de Renda devido por pessoas físicas e até 1% do imposto devido por pessoas jurídicas.

Experiência

Participante do programa, Jaciara Santana Ribeiro relatou sua experiência ao acolher uma adolescente. “Ensinar novos valores e contribuir com a mudança positiva na vida dessa adolescente foi maravilhoso. É claro que existem os desafios, mas os benefícios e conquistas superam qualquer obstáculo”, disse ela, incentivando as famílias presentes a se cadastrarem. 

Funcionamento SFA

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora – SFA organiza o acolhimento temporário de crianças e adolescentes em residências de famílias previamente selecionadas e capacitadas, garantindo atenção individualizada, construção de relações de afeto, constância de cuidados e convivência comunitária, elementos essenciais para o desenvolvimento integral e saudável de crianças e adolescentes.

O encaminhamento para uma família acolhedora ocorre quando o juiz expede uma medida protetiva de acolhimento direcionando para o SFA uma criança ou adolescente em situação de abandono ou afastada do contexto familiar por ameaça ou violação de direitos, possibilitando assim que seja recebida e cuidada temporariamente na casa de uma família acolhedora.

Participantes

A abertura da audiência pública foi realizada pela banda de música do projeto social Francisco Rodrigues. Além dos integrantes do MPTO, participaram o prefeito municipal de Lajeado, Antônio Luiz Bandeira Júnior; os secretários de Assistência Social de Lajeado e Tocantínia, Levi Lopes e Sâmia Nikaelen Rosa; representantes do Conselho Tutelar e da Defensoria Pública e integrantes religiosos e a comunidade.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Familiares e comunidade escolar prestigiam primeiro desfile cívico do Cmei Amâncio de Moraes | Prefeitura Municipal de Palmas

Familiares e comunidade escolar prestigiam primeiro desfile cívico do Cmei Amâncio de Moraes Crianças atendidas…

19 minutos ago

Prefeitura de Palmas realiza 1ª reunião de grupo para fortalecer política habitacional | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza 1ª reunião de grupo para fortalecer política habitacional GIPP objetiva articular…

47 minutos ago

Palmas recebe 2º Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica nesta sexta-feira (12/9)

 Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…

13 horas ago

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

14 horas ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

14 horas ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

15 horas ago