O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional, instaurou procedimento administrativo para verificar as medidas adotadas pelo Município de Oliveira de Fátima para a ampliação das unidades de ensino municipais que oferecem educação em tempo integral.
O Município deve informar, no prazo de 15 dias, se já aderiu ao Programa Escola em Tempo Integral para o ciclo 2024-2025 e, em caso negativo, os motivos e a previsão de adesão.
Além disso, é necessário apresentar o número de novas matrículas previstas, o planejamento pedagógico para a implementação da educação em tempo integral, as medidas para priorizar escolas que atendem estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o cronograma de implementação e como pretende utilizar a assistência técnico-financeira oferecida pelo governo federal.
Conselho Municipal
Também foram solicitadas ao Conselho Municipal de Educação informações quanto às providências referentes à oferta de educação em tempo integral na rede municipal de ensino.
PNE
O procedimento foi instaurado pelo promotor de Justiça substituto Célio Henrique Souza, com base na Lei n. 14.640/2023 e na Portaria do Ministério da Educação n. 1.495/2023, que regulamenta a lei e define metas para a ampliação da oferta de matrículas em tempo integral. A Meta 06 do Plano Nacional de Educação (PNE) prevê a oferta de educação em tempo integral em pelo menos 50% das escolas públicas, atendendo a 25% dos alunos da educação básica.
Prefeitura de Palmas se prepara para 2º Pop Rua Jud Pop Rua Jud é um…
Crianças participarão de desfile cívico fora da unidade educacional pela primeira vez em Palmas Evento…
Prefeitura de Palmas entrega reforma da quadra de esportes da ETI Luiz Rodrigues Monteiro Cerimônia…
Educação de Palmas realiza formação para supervisores pedagógicos com foco na avaliação do Saeb Próximo…
“Vocês são a força motriz desta iniciativa. Com empatia e respeito, cada ato de amor…
Prefeitura de Palmas oferta oficina gratuita sobre inovação a microempreendedores da Capital Capacitação será realizada…