Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


O Ministério Público Eleitoral expediu recomendação aos diretórios municipais dos partidos políticos com representação  em Chapada de Areia, Pium, Cristalândia, Fátima, Lagoa da Confusão, Oliveira de Fátima e Nova Rosalândia, municípios integrados à 13ª Zona Eleitoral. 

A medida, originada a partir de denúncias de populares, visa coibir a utilização de fogos de artifício e som alto durante o período eleitoral, garantindo o sossego público e a lisura do processo eleitoral. Quem flagrar descumprimento da lei pode denunciar ao Ministério Público pelo telefone 127.

A recomendação, assinada pela promotora eleitoral Janete Intigar, orienta aos partidos que não façam uso de fogos de artifício, com exceção dos “fogos de vista”, que produzem efeitos visuais sem estampido. A promotora também recomenda que as agremiações políticas proíbam seus apoiadores de soltar fogos de artifício, em obediência à Lei Estadual n. 4.133/2023. A Resolução TSE n. 23.610/2019 também traz restrições no que diz respeito à perturbação do sossego público pelo uso de fogos e de carros de som. 

Multas

O descumprimento da lei pode acarretar multa no valor de R$ 1.500,00 para pessoa física e R$ 4.000,00 para pessoa jurídica, valor que será dobrado em caso de reincidência, caracterizada pelo cometimento da mesma infração em um período inferior a 30 dias.

O uso de equipamentos sonoros de grande porte, conhecidos como “paredão de som”, também está sob restrições. A recomendação orienta que este tipo de equipamento seja utilizado somente em contexto de ambientação do evento ou em carreatas, respeitando-se o limite de 22 horas. 

O descumprimento da recomendação poderá acarretar providências judiciais no âmbito eleitoral contra o infrator, com base na Resolução TSE n. 23.610/2019 e na legislação correlata, sem prejuízo de outras medidas decorrentes da violação da lei estadual e da legislação ambiental.

Lei estabelece vedação para todos os municípios

Importante ressaltar que a Resolução TSE n. 23.610/2019 é válida para todos os municípios brasileiros. A norma legal estabelece a proibição da perturbação do sossego público e traz restrições quanto ao uso de fogos e som em período eleitoral.

(Texto: Geraldo Neto / Ascom MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Aprovado pagamento a servidores de benefícios congelados na pandemia — Senado Notícias

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) o projeto que autoriza os estados, o…

9 horas ago

PEC da polícia científica segue para a Câmara — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição que inclui as polícias científicas entre os órgãos de…

10 horas ago

Plenário adia votação de projetos sobre criação de fundos da Justiça — Senado Notícias

Os projetos que criam quatro fundos ligados ao sistema de Justiça foram retirados da pauta…

10 horas ago

Secretaria Municipal de Educação e Sintet tratam de temas estratégicos para 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Secretaria Municipal de Educação e Sintet tratam de temas estratégicos para 2026 Foram apresentados e…

11 horas ago

Prefeitura de Palmas reformula decreto do Programa Família Extensa para ampliação do público | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas reformula decreto do Programa Família Extensa para ampliação do público Com a…

11 horas ago

1ª Vara Criminal de Palmas define calendário do Júri para 2026 com previsão de 40 julgamentos

O juiz Cledson José Dias Nunes, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Palmas,…

12 horas ago