Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


O Fórum Tocantinense de Combate à Corrupção (Focco-TO) encaminhou nesta sexta-feira, 25, ofício a todos os prefeitos do Tocantins reforçando a importância de uma transição de governo transparente e republicana. O documento, assinado por representantes do Ministério Público do Tocantins, Tribunal de Contas do Estado, Controladoria-Geral da União e Polícia Federal, destaca a necessidade de instituir uma equipe de transição de mandato.

Segundo o documento, a equipe de transição garante que o prefeito eleito e sua equipe tenham acesso a todas as informações sobre o funcionamento da prefeitura, permitindo uma preparação mais eficiente para a nova gestão. 

“A iniciativa do Fórum visa garantir que a gestão pública municipal seja cada vez mais transparente e eficiente. Ao exigir uma transição de governo organizada e transparente, estamos contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços públicos e para o combate à corrupção”, destacou o membro da coordenação da instituição, promotor de Justiça Vinícius de Oliveira e Silva.

Legislação 

O ofício ressalta que a Instrução Normativa n. 2/2016 do TCE-TO estabelece os procedimentos a serem adotados na transição de mandato. A Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal também garantem o direito à transparência e à divulgação da gestão administrativa e fiscal.

Para auxiliar os gestores municipais, o Focco-TO encaminhou links de acesso ao Manual de Transição Municipal, elaborado pelo Ministério do Planejamento, e  à Cartilha Boa Governança na Transição de Mandato, do TCE-TO.

Falta de transparência

A negativa de publicidade, o extravio ou inutilização de documentos e outras condutas ilegais durante a transição podem configurar crimes e/ou atos de improbidade administrativa, com as devidas consequências jurídicas.

Integrantes

Também fazem parte do Fórum o Diretor-Geral de Controle Externo do TCE/TO, Denis Luciano Pereira Araújo; a superintendente da Controladoria Regional da União (CGU-R/TO), Isa Mary de Carvalho Lima; e o delegado da Polícia Federal Mauro Fernando Knewitz.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Última reunião de trabalho do ano reúne desembargadores para balanço de ações, projeções para 2026 e boas-vindas aos novos integrantes da Corte

O último dia de trabalho antes do recesso forense no Tribunal de Justiça do Tocantins…

34 minutos ago

Servidores devem ficar atentos aos dias de ponto facultativo para responder Censo Previdenciário | Prefeitura Municipal de Palmas

Servidores devem ficar atentos aos dias de ponto facultativo para responder Censo Previdenciário Durante recesso…

48 minutos ago

Comissão aprova projeto que cria categorias de pessoas desaparecidas – Notícias

19/12/2025 - 11:09   Vinicius Loures / Câmara dos Deputados Ricardo Ayres foi o relator…

1 hora ago

Volume de chuva registrado em Palmas atinge 67mm na noite desta quinta-feira,18 | Prefeitura Municipal de Palmas

Volume de chuva registrado em Palmas atinge 67mm na noite desta quinta-feira,18 Quantidade representa aproximadamente…

2 horas ago

Com relatoria de Dorinha, Senado aprova política nacional para enfrentar apagão de professores na educação básica • Senadora Professora Dorinha

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (17) o Projeto de Lei 3.824/2023, que cria a…

2 horas ago

Nova regulamentação do SIMPalmas amplia critérios e reforça transparência no processo de matrículas da rede municipal | Prefeitura Municipal de Palmas

Nova regulamentação do SIMPalmas amplia critérios e reforça transparência no processo de matrículas da rede…

2 horas ago