O Ministério Público do Tocantins (MPTO) obteve a condenação de José Francisco França Oliveira a 16 anos de reclusão em regime inicialmente fechado por homicídio qualificado. O julgamento ocorreu na quarta-feira, 6 de novembro de 2024, no Tribunal do Júri da comarca de Xambioá.
Além da pena de prisão, a Justiça decretou a perda do cargo público do réu, que era policial penal no estado do Pará. A atuação do MPTO no júri ficou a cargo do promotor de Justiça Helder Lima Teixeira.
A Justiça acolheu a tese do Ministério Público e condenou o réu, reconhecendo as qualificadoras de emboscada e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e mediante paga ou promessa de recompensa.
O crime
O crime aconteceu em março de 2022, na rodovia TO-164, sentido Xambioá-Araguanã. Segundo a denúncia do MPTO, José Francisco e outros comparsas executaram Antônio Renato da Silva a tiros, em uma emboscada. O crime foi motivado por questões financeiras, e os executores receberam pagamento pela ação. Os demais acusados ainda serão julgados.
Texto: Geraldo Neto / Ascom MPTO
O Tribunal de Justiça do Tocantins deu mais um passo importante na construção de um…
O Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Palmas passa a integrar, a partir desta sexta-feira…
05/02/2026 - 17:16 Raphael Alves/Amazônia Real Projeto quer levar internet para comunidades tradicionais O…
Por maioria de votos, o Conselho de Sentença, formado por juradas e jurados do Tribunal…
A Diretoria do Foro da Comarca de Paranã, no Sudeste do Tocantins, suspendeu os prazos…
A abertura do ano legislativo em Palmas foi realizada nesta quinta-feira, 5, no plenário da…