O Ministério Público do Tocantins (MPTO) e a Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília (DF), assinaram nesta sexta-feira, 8, um memorando de entendimento para a cooperação técnica na área de inteligência, segurança institucional e combate à corrupção, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos.
A cerimônia ocorreu em Palmas, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do MPTO, e contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti; do subprocurador-geral de Justiça, procurador de Justiça Marcelo Ulisses Sampaio; do coordenador do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), promotor de Justiça Rodrigo Alves Barcellos; do coordenador do Grupo de Atuação e Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), promotor de Justiça Tarso Rizo Oliveira Ribeiro; e do assessor especial da PGJ, Celsimar Custódio. Por parte da embaixada, participaram o supervisor nacional Timothy Reid, o agente especial Jeremy Miles e a agente especial Maria Cláudia Oliveira.
A cooperação permitirá que o MPTO e as autoridades norte-americanas atuem conjuntamente na repressão de ilícitos relacionados a falsificação de documentos, criminalidade organizada transnacional, corrupção, tráfico de drogas, armas e pessoas, lavagem de capitais e outros crimes.
Parceria
A iniciativa reafirma o compromisso do MPTO em buscar parcerias estratégicas para a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade. “Essa é uma cooperação voltada para o trabalho efetivo e para serviços concretos em prol da cidadania e da segurança dos cidadãos”, afirmou Luciano Casaroti.
Representando a embaixada, Timothy Reid ressaltou que “o compromisso institucional no combate a ameaças e organizações criminosas transnacionais reflete nossa disposição de trabalhar lado a lado. Vamos manter a confidencialidade dos documentos e das informações compartilhadas, conforme a lei e os regulamentos das instituições”.
Tratativas iniciais
Em junho deste ano, o promotor de Justiça Rodrigo Alves Barcellos esteve em Brasília, onde deu prosseguimento às medidas para viabilizar o acordo. Ele destacou a importância desta parceria internacional, que permite além do intercâmbio de informações, o acesso a tecnologias de ponta e capacitação bilateral na área de inteligência, segurança institucional e apoio à investigação.
Durante a assinatura, o promotor de Justiça Tarso Rizo Oliveira Ribeiro também enfatizou a parceria e o apoio do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do MPTO nas ações e operações do Gaeco. Rizo parabenizou as instituições envolvidas na cooperação e ampliação das investigações sobre atividades criminosas.
Homenagem
Após a assinatura, Luciano Casaroti recebeu da Embaixada Americana homenagem pela parceria no combate à criminalidade organizada transnacional.
“É com ela que eu quero viver até o fim da vida” A declaração…
Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 Ação promovida…
Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início, nesta sexta-feira (4/7), à primeira edição…
O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas…
Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e…