O Ministério Público do Tocantins (MPTO) e a Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília (DF), assinaram nesta sexta-feira, 8, um memorando de entendimento para a cooperação técnica na área de inteligência, segurança institucional e combate à corrupção, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos.
A cerimônia ocorreu em Palmas, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do MPTO, e contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti; do subprocurador-geral de Justiça, procurador de Justiça Marcelo Ulisses Sampaio; do coordenador do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), promotor de Justiça Rodrigo Alves Barcellos; do coordenador do Grupo de Atuação e Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), promotor de Justiça Tarso Rizo Oliveira Ribeiro; e do assessor especial da PGJ, Celsimar Custódio. Por parte da embaixada, participaram o supervisor nacional Timothy Reid, o agente especial Jeremy Miles e a agente especial Maria Cláudia Oliveira.
A cooperação permitirá que o MPTO e as autoridades norte-americanas atuem conjuntamente na repressão de ilícitos relacionados a falsificação de documentos, criminalidade organizada transnacional, corrupção, tráfico de drogas, armas e pessoas, lavagem de capitais e outros crimes.
Parceria
A iniciativa reafirma o compromisso do MPTO em buscar parcerias estratégicas para a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade. “Essa é uma cooperação voltada para o trabalho efetivo e para serviços concretos em prol da cidadania e da segurança dos cidadãos”, afirmou Luciano Casaroti.
Representando a embaixada, Timothy Reid ressaltou que “o compromisso institucional no combate a ameaças e organizações criminosas transnacionais reflete nossa disposição de trabalhar lado a lado. Vamos manter a confidencialidade dos documentos e das informações compartilhadas, conforme a lei e os regulamentos das instituições”.
Tratativas iniciais
Em junho deste ano, o promotor de Justiça Rodrigo Alves Barcellos esteve em Brasília, onde deu prosseguimento às medidas para viabilizar o acordo. Ele destacou a importância desta parceria internacional, que permite além do intercâmbio de informações, o acesso a tecnologias de ponta e capacitação bilateral na área de inteligência, segurança institucional e apoio à investigação.
Durante a assinatura, o promotor de Justiça Tarso Rizo Oliveira Ribeiro também enfatizou a parceria e o apoio do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do MPTO nas ações e operações do Gaeco. Rizo parabenizou as instituições envolvidas na cooperação e ampliação das investigações sobre atividades criminosas.
Homenagem
Após a assinatura, Luciano Casaroti recebeu da Embaixada Americana homenagem pela parceria no combate à criminalidade organizada transnacional.
A Comarca de Gurupi, no sul do estado, comemora a concretização de um sonho aguardado…
As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação do 1º…
Prefeitura de Palmas realiza mutirão de limpeza e recolhe cerca de meia tonelada de folhas…
Câmara Técnica de Atração de Investimentos de Palmas define eixos prioritários para impulsionar economia da…
Prefeitura de Palmas conduz primeiras deliberações do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal Realizado…
Prefeitura de Palmas substitui mais de 260 grelhas e 60 cavaletes de bocas de lobo…