O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) confirmou, em 23 de outubro, a validade do Acordo de Não Persecução Cível (ANPC) firmado entre o Ministério Público do Tocantins (MPTO) e José Júnior Neres da Silva, ex-secretário de Saúde de Luzinópolis, no curso de uma investigação referente à improbidade administrativa.
José Júnior foi acusado de desrespeitar medidas de saúde pública durante o período crítico da pandemia de Covid-19, ao organizar e divulgar imagens de uma festa particular com aglomeração de pessoas em suas redes sociais.
Em resposta à conduta, o MPTO propôs um acordo, aceito pelo ex-secretário, que incluiu sua exoneração do cargo e a suspensão de seus direitos políticos por cinco anos, além de um compromisso de não reincidir em comportamentos similares, sob pena de imposição de multa.
Na decisão, o TJTO reforçou que a iniciativa do MPTO foi apropriada e que o comportamento do ex-secretário foi doloso, ou seja, ele agiu de forma consciente ao violar as normas de segurança sanitária, expondo a saúde pública a riscos.
O órgão julgador ainda destacou que as mudanças legislativas trazidas pela Lei nº 14.230/2021, que alterou a Lei de Improbidade Administrativa, não impactam acordos já celebrados e homologados sob a legislação anterior. Dessa forma, a corte reafirmou que a improbidade administrativa não se restringe a atos que causam prejuízo financeiro, mas também inclui atos praticados com a intenção de violar princípios que regem a administração pública.
Para o MPTO, a postura de José Júnior contrariou os princípios fundamentais da administração pública, como a moralidade e o decoro, pelos quais o ex-secretário tinha o dever de zelar em sua função pública.
O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), por meio da Escola Superior da…
Quem espera por um precatório do Estado do Tocantins agora tem um novo motivo para…
“Aqui dentro não é fácil. Mas quando eu começo a ler um livro, eu saio…
O Tribunal de Justiça do Tocantins deu mais um passo importante na construção de um…
O Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Palmas passa a integrar, a partir desta sexta-feira…
05/02/2026 - 17:16 Raphael Alves/Amazônia Real Projeto quer levar internet para comunidades tradicionais O…