Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Os municípios de Natividade, Chapada da Natividade e Santa Rosa do Tocantins assinaram termo de ajustamento de conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) no qual se comprometeram a instalar e manter uma instituição que acolha crianças e adolescentes em situação de risco.

O acordo estabelece que a unidade atenderá casos encaminhados pelas três cidades e será localizada em Natividade. Seus custos de instalação e de manutenção serão divididos entre os três municípios, reunidos em consórcio.

A instituição oferecerá acolhimento provisório para crianças e adolescentes que se encontrem em situação de risco pessoal e social e que estejam afastadas temporariamente do convívio familiar por abandono ou porque seus familiares encontram-se impossibilitados de oferecer cuidados e proteção.

O público-alvo inclui crianças e adolescentes vítimas de abandono, de maus-tratos e de abuso sexual, usuárias de substâncias psicoativas, em situação de rua, em situação de trabalho infantil, entre outras situações. Atualmente, nenhuma das três cidades possui esse serviço de acolhimento.

O acordo, construído pelo MPTO, prevê que a unidade funcionará de acordo com as orientações técnicas que garantam um serviço especializado, humanizado e de atendimento integral às necessidades das crianças e adolescentes. Seu funcionamento deve se iniciar em outubro de 2025.

Proposto pela Promotora de Justiça de Natividade Renata Castro Rampanelli, o acordo foi assinado pelos prefeitos Thiago Jaime Rodrigues de Cerqueira (Natividade), Elio Dionízio de Santana (Chapada da Natividade) e Levi Teixeira de Oliveira (Santa Rosa do Tocantins).





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 31/10 a 7/11

Portaria Nº 3586/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 23 de outubro de 2025 Dispõe sobre a…

56 minutos ago

TJTO abre seleção para vaga de desembargador pelo critério de antiguidade

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) abriu o processo de seleção para o preenchimento…

2 horas ago

Histórias de superação inspiram mais de 140 servidoras durante roda de conversa sobre saúde feminina no 2º Chá com Mulheres do TJTO

“Coleciono milagres, mas, se pudesse escolher, gostaria de não colecioná-los”, disse a paciente oncológica, Liliane…

3 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza aulas de campo com alunos do Sesc no Aureny III | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza aulas de campo com alunos do Sesc no Aureny III Visitas…

4 horas ago

Estado é condenado a reembolsar família de paciente falecido durante a pandemia de Covid-19 por despesas de UTI particular

O juiz Nassib Cleto Mamud, da 1ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Gurupi,…

4 horas ago

Programa de conversão de multas ambientais da Prefeitura de Palmas permite transformar valores em ações concretas de cuidado com a natureza | Prefeitura Municipal de Palmas

Programa de conversão de multas ambientais da Prefeitura de Palmas permite transformar valores em ações…

4 horas ago