Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional, tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho do geógrafo no Ministério Público do Tocantins (MPTO) em uma visita realizada na última sexta-feira, 29. A iniciativa, apoiada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), incluiu uma palestra e visita ao Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), que demonstrou a importância da Geografia na proteção ambiental no estado.

O analista ministerial especializado – geografia, Bruno Carneiro, conduziu a palestra, desvendando as diversas funções exercidas por geógrafos no MPTO. Carneiro detalhou atividades, como a elaboração de mapas, coleta de dados em campo e pesquisas que subsidiam ações de proteção ambiental, além de abordar o processo de ingresso na carreira, a criação das Promotorias Ambientais Regionais e a implantação do Caoma, evidenciando a crescente importância da área ambiental no órgão.

A visita proporcionou aos alunos uma imersão na atuação do Caoma, com a apresentação de projetos em andamento, pesquisas desenvolvidas e sistemas de monitoramento ambiental utilizados. “A visita proporcionou aos alunos uma visão privilegiada sobre a atuação do geógrafo no Ministério Público e como a Geografia contribui para a proteção ambiental no Tocantins”, afirmou o professor Rodolfo Alves, que acompanhou os estudantes.

Para a acadêmica Yemitsu Esterfom de Oliveira, a palestra foi esclarecedora: “A visita esclareceu todas as minhas dúvidas sobre a carreira e o trabalho do geógrafo no MPTO”. A iniciativa reforça o compromisso do MPTO em aproximar a academia do seu trabalho e incentivar a formação de profissionais qualificados para atuar na defesa do meio ambiente.

Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 20/2 a 27/2

Portaria Nº 455 de 13 de fevereiro de 2026  Dispõe sobre a escala…

2 horas ago

Abertura de empresas desacelera em 2026, mas saldo segue positivo no Tocantins | ASN Tocantins

Apesar de um ritmo mais moderado na abertura de empresas no início de 2026, o…

2 horas ago

2ª Câmara Cível pauta sessão extraordinária presencial com 590 processos para a próxima quarta-feira (25/2)

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) pautou a primeira sessão…

3 horas ago

CNJ registra iniciativa da Esmat e ações do TJTO que levam memória da escravidão ao público

O Relatório Final do Grupo de Trabalho “Memória da Escravidão e da Liberdade”, do Conselho Nacional de…

5 horas ago

Webinário sobre memória da escravidão e da liberdade do CNJ será realizado nesta quinta-feira (19/2); inscrições abertas

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, no dia 19 de fevereiro, às 15h, o Webinário…

7 horas ago

Senadora Dorinha prestigia última noite do Capital da Fé e anuncia recursos para 2027 • Senadora Professora Dorinha

A senadora Professora Dorinha (União) participou, nesta terça-feira, 17, da última noite da 10ª edição…

8 horas ago